Cidadeverde.com

Brasil fica sem medalhas no primeiro dia do Mundial de Judô

Imprimir

Nathália Brígida e Felipe Kitadai chegaram perto de conquistar a primeira medalha do Brasil no Mundial de Judô de Astana, nesta segunda-feira, mas ficaram fora do pódio ao perderem para judocas do Japão nas disputas pelo bronze.

A maior decepção deste primeiro dia de competição foi a eliminação da atual campeã olímpica na categoria até 48 kg Sarah Menezes logo na estreia, como na última edição, em Cheliabinsk-2014.

A piauiense de 25 anos não consegue resultados expressivos em grandes competições desde o bronze no Mundial do Rio de Janeiro, em 2013, e deu lugar a Nathália nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no mês passado.

A jovem judoca de 22 anos levou o bronze no Canadá, e mostrou nesta segunda-feira que pode ser uma séria ameaça para Sarah na disputa por uma vaga nas Olimpíadas do Rio-2016.

Nathália não subiu ao pódio no Cazquistão, mas fez bonito no seu primeiro Mundial, ao chegar às semifinais. Na hora de buscar a medalha, porém, não foi páreo para duas campeãs mundiais japonesas, perdendo ambas as lutas por imobilização. Na semi, a algoz foi Haruna Asami, que conquistou a medalha de ouro em Paris-2011 e a prata no Rio de Janeiro, em 2013.

Nathália começou bem na luta, mostrando iniciativa, mas levou um wazari e foi imobilizada pela adversária logo em seguida, faltando pouco mais de dois minutos para o fim.

Na disputa pelo bronze, a brasileira foi totalmente dominada pela atual campeã mundial Ami Kondo, de 20 anos, que mostrou muita agressividade e conseguiu imobilizá-la com menos de dois minutos de luta.

Sarah preocupa 

A promessa brasileira iniciou sua campanha contra a romena Cristina Budescu e venceu por imobilização, depois de aplicar um yuko e um wazari.

Em seguida, encarou Anara Zhumali Kyzy, do Quirguizistão, que atropelou por ippon, com apenas 24 segundos de luta.

As duas lutas seguintes, contra a turca Dilara Lokmanhekim e a romena Monica Ungureanu, foram mais disputadas, e Nathália só conseguiu vencê-las no golden score.

A medalha de ouro acabou indo para a argentina Paula Pareto, medalhista de prata no último Mundial, em Cheliabinsk-2014, que conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio aos 29 anos, ao superar Asami na decisão. A outra medalha de bronze ficou com a sul-coreana Bo Jeong.

Mais cedo, Sarah Menezes perdeu sua primeira luta para a belga Charline Van Snick, que tinha derrotado nas semifinais dos Jogos de Londres-2012, quando subiu ao lugar mais alto do pódio.

Antes dos fracassos nos últimos dois anos, na Rússia e no Cazaquistão a primeira campeã olímpica da história do judô feminino vinha de três medalhas de bronze seguidas em Mundiais.

Dobradinha caseira 

O Japão também foi carrasco do Brasil no masculino. Kitadai, medalhista de bronze na categoria até 60 kg em Londres-2012, ficou fora do pódio ao perder por ippon para Toru Shishime.

Na luta anterior, ele tinha vencido o sul-coreano Choi in Hyuk na repescagem, depois de perder por ippon para o atual campeão mundial Boldbaatar Ganbat, da Mongólia, nas quartas de final.

Outro representante brasileiro na categoria, Eric Takabatake perdeu nas oitavas de final para o japonês Toru Shishime, bicampeão mundial júnior.

Para a alegria da torcida, aconteceu uma 'dobradinha' cazaque no pódio em Astana, com Yeldos Smetov faturando o ouro e Rustam Ibrayev a prata, depois de uma final decidida por apenas um shido (penalidade).

A outra medalha de bronze ficou com o sul-coreano Kim Won Lin, que superou Ganbat e repetiu o desempenho do Mundial do Rio-2013.


Fonte: Yahoo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais