Cidadeverde.com

Fundador de Dom Inocêncio, padre Lira morre aos 96 anos em Teresina

Imprimir

Morreu na manhã deste domingo (13), no hospital da Unimed, o Padre Manuel Lira Parente. Ele tinha 96 anos e faleceu vítima de falência múltipla de órgãos. O religioso é o responsável pela fundação do município de Dom Inocêncio, a 615 km ao sul de Teresina. O corpo será velado em Teresina até às 15h na funerária Mundial, ao lado do hospital HTI Sul, segue para a cidade de São Raimundo Nonato. O enterro acontece nesta segunda-feira, às 16h, na igreja matriz do município.

Padre Lira desenvolveu várias ações no semiárido piauiense que o credenciaram pela população a administrar Dom Inocêncio por três vezes. Ele foi o primeiro gestor do município que ajudou a criar.

O ex-prefeito decidiu aos 12 anos que seria padre. Ordenado em 1945, ele fundou o ginásio Dom Inocêncio, em São Raimundo Nonato, onde foi professor e prefeito no ano de 1954.

A Fundação Ruralista é, no entanto, seu maior trabalho. Fundada em 1963 em Dom Inocêncio, ela possibilitou a abertura de escolas, construção de estradas, e a chegada de água para a população que sofre com a seca todos os anos. Em 2001, o projeto Bordados da Caatinga, projetou as ações da Fundação pelo país, e formou mais de mil artesãs.

Em 2009, o padre recebeu o recebeu o troféu Piauí Que Trabalha, da TV Cidade Verde, pelos seus feitos em prol do combate a seca. 

Hérlon Moraes e Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Padre Lira