Cidadeverde.com

Número de ataques cardíacos e AVCs aumenta no B-R-O-Bró, diz cardiologista

Imprimir

As altas temperaturas têm incomodado cada vez mais os teresinenses, mas o calor é capaz de causar males ainda maiores do que se pensa. Em entrevista ao Jornal do Piauí desta quinta-feira (24), o cardiologista Cláudio Mendes revelou um dado alarmante: durante o período mais quente do ano, o número de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs) aumenta.

De acordo com o especialista, a desidratação causada pelo calor é o principal fator que potencializa os incidentes. "O que nós temos de dados é que, no segundo semestre, em Teresina, aumentam os números de infartos e derrames por conta do aumento da temperatura", informou o médico.

O cardiologista comentou o episódio ocorrido ontem (23) no estádio Albertão, quando sete jogadoras do time de futebol feminino Viana, do Maranhão, passaram mal devido ao forte calor, durante a partida que começou às 15h. As atletas desmaiaram em campo e cinco delas deram entrada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com quadro de desidratação.

Para Cláudio Mendes, o acontecido se deve a uma série de fatores. "Refeição antes do esforço físico e o clima, foi uma soma de fatores. Não é indicado praticar atividade física nesse horário, mesmo se deslocar no centro da cidade às 15h é maléfico à saúde, desde a desidratação a exposição da pele ao sol", explicou o especialista.

Hidratação, roupas leves, guarda-sol e filtro solar são algumas das recomendações que o cardiologista dá para a sobrevivência durante essa época do ano. "Temos que nos habituar a beber mais água, mesmo sem sede, trabalhando em ambientes refrigerados, é preciso beber 2 a 3 litros de água por dia. Para quem pratica atividade física, o ideal é que seja feita no começo da manhã ou no final da tarde", finalizou.

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais