Cidadeverde.com

Notícia da Manhã destaca os benefícios da musicoterapia

O quadro Saúde, do Notícia da Manhã, desta terça(29), falou sobre os benefícios da musicoterapia no tratamento de várias doenças.

A terapia, desenvolvida desde a segunda guerra mundial, ganha cada vez mais espaço nas clínicas e hospitais e ajuda a desenvolver a capacidade psíquica motora.

A musicoterapêuta Nydia Monteiro, a primeira a trabalhar nessa área no Piauí, disse que a música é capaz de atingir praticamente todas as áreas do cérebro, tônicos e músculos. "[A musicoterapia] utiliza a música e os elementos dela, inclusive ruídos e vibrações", falou.

Segundo Nydia, se o profissional de musicoterapia tiver formação na área de saúde e capacitação dentro da área neurológica, é capaz de estimular crianças com atraso ou sequelas neurológicas para tentar superar essas limitações.

A musicoterapêuta argentina Camila Pfeiffer, que estudou na Holanda e Alemanha e trabalhou com mulheres refugiadas e em coma, acrescentou que a terapia ajuda a recuperar a linguagem, a marcha, e a pessoa pode voltar a caminhar. "Não se trata de aprender a tocar um instrumento, mas sim ajudar a recuperar essa motricidade", disse.

A musicoterapia é indicada para o tratamento de pessoas de todas as idades que sofrem de stress, deficiências físicas e de desenvolvimento e aprendizagem, abuso de entorpecentes, câncer, doenças cardiopulmonares, lesões cerebrais, dores e mal de Alzheimer.

Segundo a musicoterapêuta, Simone Assunção, é notável os benefícios da terapia nos primeiros atendimentos e acrescentou: "A terapia lhe equilibra como um todo: mente, corpo e espírito".  

Veja na íntegra a reportagem sobre a musicoterapia!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais