Cidadeverde.com

Academia Piauiense de Letras faz homenagem aos 90 anos de Paulo Nunes

Imprimir

Um dos maiores intelectuais do Estado completa 90 anos neste domingo (11). Celebrado pelo trabalho em prol da educação e da cultura piauienses, Manoel Paulo Nunes ganhará homenagem da Academia Piauiense de Letras (APL) e lançará um livro inédito.

A homenagem acontecerá neste sábado (10), na sede da APL. No auge de sua produção literária, Paulo Nunes lançará "Modernismo e Vanguarda - 4° série", livro integrante da Coleção Centenário, série editorial que comemora os 100 anos da Academia. Mas também terá sua vida celebrada com as presenças de amigos, confrades, familiares e admiradores.

Uma das homenagens parte do escritor Dagoberto Carvalho Júnior, que também lançará na oportunidade a obra "Estação Saudade". Dagoberto é discípulo de Paulo Nunes, de sua forma, de seu labor. Já a obra "A geração perdida", título que também será apresentado neste sábado, trata da vida do homenageado. Ambas foram editadas em parceria com a EDUFPI.

"Um homem ímpar na cultura piauiense, não só pelos seus estudos sobre Eça de Queiroz e Graciliano Ramos, que é sua paixão no Brasil, mas pelo trabalho que desenvolveu pela educação. Passou muitos anos no Ministério da Educação e foi fundador da UFPI. Mas não só isso. Dedicou sua vida ao Conselho Estadual de Cultura, do qual é presidente. O Conselho completa 50 anos dia 12 e tem a feição que tem hoje graças a ele. Além de tudo é um assíduo frequentador de nossas reuniões na APL e produz livros inéditos com freqüência. É um homem admirável e tem uma das maiores contribuições que a educação e a cultura do Piauí já teve", afirma Nelson Nery Costa, presidente da APL.

Paulo Nunes é nascido na cidade de Regeneração e começou a lecionar aos 19 anos. Dedica a vida ao magistério e às causas da educação. Morou cerca de 20 anos em Brasília, onde trabalhou no MEC e lutou pela fundação da UFPI. É presidente do Conselho Estadual de Cultura, órgão que edita uma das mais importantes revistas do Estado, a revista Presença. É membro da APL e pai de quatro filhos.

A solenidade de homenagem ao escritor e professor Manoel Paulo Nunes acontecerá neste sábado, às 10h, na sede da Academia. Foram convidados representantes do governo do Estado, da Universidade Federal do Piauí, amigos, familiares e membros da Academia.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais