Cidadeverde.com

Centro de Zoonozes está há um mês sem realizar exames de calazar

Imprimir

O Centro de Zoonozes de Teresina está há um mês sem realizar exames para detectar dois tipos de leishmaniose (calazar) presente em animais da capital. Tudo porque existe a falta de kits repassados pelo Ministério da Saúde para os municípios desde o mês passado. Oriana Bezerra, coordenadora do Centro, falou em entrevista à TV Cidade Verde que o kit é essencial para o diagnóstico e tratamento dos animais contaminados.

"O kit é repassado pelo estado e o diagnóstico que você tem é para os dois tipos. Uma vez diagnosticado laboratorialmente a presença da doença, é feito o procedimento correto com o animal", afirmou a coordenadora.

Segundo Oriana o Ministério deve regularizar a situação nos próximos dias pois o que houve foi que a empresa responsável pela distribuição do kit não estava sustentando a demanda nacional. "Foi licitado um outro laboratório então eu acredito que em virtude das adequações está havendo demora. O fornecimento deve voltar a regularidade muito em breve. Estamos aqui para fazer os exames ", concluiu.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais