Cidadeverde.com

Conheça os alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

Imprimir

Os alimentos que aumentam a imunidade são, principalmente, frutas, como o morango e a laranja, legumes, como o tomate, sementes e peixe porque são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imunológico.

Além disso, este tipo de alimentos ajudam a proteger as restantes células do organismo, melhorando as defesas do corpo e ajudando a combater vírus e inflamações.

 

Alguns exemplos de alimentos que aumentam a imunidade podem ser:

Morango - pois é rico em em vitamina C, que aumenta a produção das células de defesa do corpo, aumentando assim a resistência a infecções;
Tomate - tem vitamina A, que é importante na manutenção da integridade das células do sistema imunológico;
Sementes de girassol - como têm grande quantidade de vitamina E, que é antioxidante, ajuda a proteger as células do corpo contra substâncias tóxicas, radiação e os radicais livres.
Salmão - rico em omega 3, que ajuda na regulação de algumas células imunológicas e é anti-inflamatório.
Ostras - são ricas em zinco, que atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos.
Iogurte natural - tem probióticos importantes para a produção das células do sistema imune.

 

Esses são alguns dos alimentos que aumentam a imunidade protegendo o organismo contra o desenvolvimento de doenças, como micoses ou gripe. Além disso, também aumentam a imunidade durante a quimioterapia, diminuindo os efeitos colaterais do tratamento.

Para aumentar a imunidade é importante fazer uma alimentação rica nesses alimentos que aumentam a imunidade, comendo pelo menos 3 frutas por dia, legumes nas refeições principais, como almoço e jantar, usar sementes de girassol nas saladas, sucos ou vitaminas e fazer pelo menos uma das refeições principais com peixe.

 

Alimentos que aumentam a imunidade contra herpes

Os alimentos que aumentam a imunidade contra herpes são frutas e legumes, como mamão, beterraba, manga, damasco, maçã, pera, figo, abacate e tomate porque ajudam na produção das células do sistema imune e a proteger as células do organismo contra tóxicos, vírus e bactérias. Outros alimentos que aumentam a imunidade contra herpes são:

Sardinha, salmão, atum e linhaça - ricos em ômega 3, importante na regulação das células do sistema imune;
Iogurte e leite fermentado - pois tem probióticos que aumentam a atividade e a produção de células de defesa do organismo.
Além dos alimentos que aumentam a imunidade contra a herpes, também é importante consumir os alimentos como peixes, leite, carnes, queijos, soja ou ovos porque têm o aminoácido lisina, que diminui a replicação do vírus. Porém, tem que evitar-se alimentos como castanhas, nozes, avelã, gergelim, amêndoas, amendoim, milho, coco, uva, aveia, trigo ou suco de laranja porque são ricos no aminoácido arginina, que aumenta a replicação do vírus.


Alimentos que aumentam a imunidade do bebê

Os alimentos que aumentam a imunidade do bebê podem ser:

frutas, como laranja, maçã, pera ou banana;
vegetais, como cenoura ou abobrinha;
iogurte natural.
Esses alimentos, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico do bebê, também são facilmente digeridos pelo organismo do bebê e não são alergênios.


Fonte: Tua Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais