Cidadeverde.com

CFM faz vistoria surpresa no Areolino de Abreu e encontra irregularidades

Imprimir

O Conselho Federal de Medicina (CRM) fez uma visita surpresa na tarde desta sexta-feira (27) ao Hospital Areolino de Abreu. Foram detectados problemas como falta de manutenção na estrutura e a presença de animais. "Vimos dois gatos na recepção e a gente sabe que outros animais exceto o ser humano não são bem vindos em estabelecimentos de saúde. Isso é proibido pela Vigilância Sanitária", disse Eurípedes Mendonça, fiscal do CRM.

O Conselho observou se o hospital cumpre requisitos ou não para o pedido de uma interdição ética. Os médicos usaram um aplicativo para anotar informações que geram uma pontuação. São essas anotações que vão decidir se o hospital tem condições de continuar com o atendimento.

"Primeiro a gente constata, faz um check list, depois é confeccionado um relatório e damos um prazo para que a instituição, na esfera executiva, faça as adequações que nós julgamos irregulares. Se isso não é feito, a gente retorna e aí sim podemos declarar interdição ética", afirmou Leonardo Luz, conselheiro do CRM.

A interdição ética na prática é quando a unidade de saúde não cumpre requisitos básicos para o atendimento e tratamento de doentes, como condições mínimas de higiene e falta de medicamentos e equipamentos.

O Areolino de Abreu possui 180 pacientes internados, grande parte oriunda do sistema prisional, o que aumenta ainda mais a sensação de insegurança. No Piauí, até hoje houve cinco pedidos de interdição de hospitais, sendo dois em Picos.

"Queremos que as coisas funcionem. Quando a gente percebe que a situação se agrava a única alternativa que tem é a interdição", declarou Emanoel Fortes, presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM).

O Hospital será notificado do resultado da inspeção. "Existe todo um processo burocrático. Vai ser tudo feito de forma clara. Nada se faz rapidamente e de um dia do outro quando se trata do setor público", garantiu o diretor do HAA, Half Trajano.

 

Com informações da TV Cidade Verde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais