Cidadeverde.com

No Dia Mundial de Combate ao HIV, entenda como o teste é rápido e seguro

Imprimir

O teste rápido de HIV pode ser feito gratuitamente pelo SUS, nos Centros de Testagem e Aconselhamento, ou pode ser comprado nas farmácias ou até mesmo na internet por cerca de 60 a 130 reais. Na rede pública, o teste é feito em sigilo com a supervisão de um profissional de saúde treinado, e o resultado é dado apenas para o indivíduo que realizou o teste.

Qualquer pessoa pode fazer o teste do HIV para identificar se está infectada com o vírus, mas a realização do exame é importante principalmente para grupos de risco, como profissionais do sexo, travestis, transexuais, gays, usuários de drogas, pessoas em presídios e moradores de rua.

 


Como é feito o teste da saliva do HIV

O teste da saliva do HIV é feito com um cotonete especial que é passado na gengiva e na bochecha do paciente para coletar uma amostra de líquido e células que será avaliada no teste. O resultado sai após cerca de 30 minutos, e este teste deve ser feito pelo menos 5 dias depois do comportamento de risco, que pode ser o contato íntimo sem camisinha ou uso de drogas injetáveis, por exemplo, e deve-se estar pelo menos há 30 minutos sem comer, beber, fumar e escovar os dentes, além de ser necessário retirar o batom, no caso das mulheres.


Como é feito o teste da gota de sangue do HIV

O teste do sangue do HIV é feito com uma gota de sangue através de uma picada no dedo do paciente, da mesma forma que é feito o teste de glicemia para diabéticos. Essa gota de sangue é colocada no aparelho do teste e após cerca de 20-30 minutos o resultado sai, sendo negativo quando apenas uma 1 linha vermelha surge no equipamento, e positivo quando aparecem 2 linhas vermelhas.

É importante lembrar que ambos os testes rápidos do HIV são confiáveis, tendo resultados com 99% de acerto. No entanto, nos casos em que o resultado do teste é positivo, deve-se fazer o exame de sangue convencional para confirmar a presença do HIV e encaminhar o paciente para os Centros de Tratamento Especializado, onde o tratamento é feito com o apoio de uma equipe composta por médico, psicólogo e assistente social.

 

Fonte: Tua Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais