Cidadeverde.com

Após atraso do Ministério da Saúde, Teresina registra falta de vacina antitetânica

Imprimir

A vacina antitetânica está em falta nos postos de saúde de Teresina. A diretora de vigilância em saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) da capital, Amariles Borba, destacou que a falta, contudo, não está acontecendo somente em Teresina. Devido a um atraso no repasse por parte do Ministério da Saúde, a vacina está faltando em todo o país. 

"O que está acontecendo é que a vacina dupla, contra tétano e difteria, está com repasse atrasado. O Ministério da Saude, por meio de nota técnica, informou que recebeu a vacina na primeira semana de dezembro e não pode distribuir para o Brasil todo. Isso porque existe um procedimento da OMS para que a vacina seja verificada, para saber se está dentro das especificações do edital. Enquanto isso, a vacina não é liberada. Aguardamos então que tudo normalize até o final de janeiro, mas é importante dizer que a falta não é apenas em Teresina", explicou. 

Amariles destacou, contudo, que o problema está sendo mais sentido pelas pessoas que estão com a vacina em atraso. 

"Primeiro quem precisa tomar é a criança, que recebe a vacina pentavalente, que está com distribuição normal. O adulto quando se fere e precisa tomar é porque sua caderneta de vacinação está atrasada. Precisamos manter o calendário de vacinas atualizado", disse. 

Ela pediu ainda compreensão da população para que procurem os postos de saúde dentro de oito dias, a partir desta quinta-feira (10), quando o fornecimento deve ser normalizado. 

 

Maria Romero com informações do Notícia da Manhã
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais