Cidadeverde.com

COI anuncia criação de auditorias para investigar Rio 2016

O COI anunciou que vai criar auditorias para investigar as contas do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Inicialmente a medida seria vigente apenas para Tóquio 2020, mas será aplicada também para o próximo ano com o intuito de reforçar o combate à corrupção.

Presidente do COI, Thomas Bach anunciou auditorias para investigar Rio 2016 (Getty Images)

Em nota divulgada no site oficial, o presidente do COI, Thomas Bach, anunciou que a entidade ampliará as auditorias para fiscalizar todas as federações nacionais. “O COI irá criar um sistema de auditorias independentes que investigará federações e comitês relacionados aos Jogos Olímpicos”, escreve a publicação.

No entanto, segundo o jornal Estado de S. Paulo, o comitê não pedirá para ver os contratos com empresas envolvidas na Operação Lava Jato, como Odebrecht e Andrade Gutierrez.

No documento, o COI também recomenda que a Fifa aplique as mesmas medidas em investigações internas para evitar manchar a reputação da instituição.

Outro ponto abordado pela nota é em relação às exigências da Agência Mundial Antidoping (Wada). O COI faz uma recomendação aos governos de Andorra, Argentina, Bolívia, Israel, Rússia e Ucrânia para aplicarem em suas federações as medidas da Wada – todos os países citados declararam não aceitar as exigências antidoping propostas pela agência.

Outros países, como Bélgica, Brasil, França, Grécia, México e Espanha também foram lembrados de que o prazo máximo para regulamentar as federações de acordo com as exigências da Wada é 18 de março de 2016.


Fonte: Fox Sports

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais