Cidadeverde.com

Curimatá tem três prefeitos em menos de quatro meses

Imprimir
O clima político em Curimatá continua quente. Nesta quinta-feira (31), a Câmara Municipal da cidade distante 775 quilômetros ao sul de Teresina decidiu instaurar processo administrativo contra a prefeita Florenice Jacobina, a Fifia (PMDB), e seu vice Gilserivaldo Rodrigues Reinaldo (PSDB), que assumiram o cargo por eleição indireta 14 dias atrás, mas não deixaram a função de vereador. Com isso, a cidade deverá ter seu quarto prefeito em menos de quatro meses.
 
Tudo começou quando Valdeci Júnior (PSDB) foi cassado em abril. A presidente da Câmara, Idalice Rodrigues Dias, assumiu o posto. Semanas depois, os vereadores, por eleição indireta, empossaram Fifia e Gilserivaldo como prefeito e vice de Curimatá até o final do ano. Mas ontem, a Câmara realizou sessão extraordinária para instaurar processo administrativo por crime de responsabilidade contra os dois.
 

Valdeci Jr. (PSDB) foi cassado e tenta reaver o posto (Foto: Jornal O Dia)

 
No entanto, um juiz concedeu liminar afirmando que a Câmara não poderia fazer a cassação dos vereadores/prefeitos porque o tramite seguido não respeitou o decreto lei 201/67, que disciplina o processo de cassação de um parlamentar. Essa parte da história o internauta do Cidadeverde.com já conhece. A novidade é que nesta quinta-feira, segundo a advogada de Idalice, Adriana Saraiva, os vereadores fizeram nova sessão, desta vez respeitando os tramites corretos.
O juiz reconheceu que a Câmara tem legalidade para abrir o processo, e a mesma já nomeou uma comissão para investigar a denúncia de acúmulo de mandatos. Como a lei orgânica de Curimatá, em seu artigo 70, determina o afastamento do prefeito que está sendo investigado, Fifia e Gilserivaldo devem deixar o cargo e Idalice assumir interinamente. Não foi o que aconteceu.
 
De acordo com o advogado do PSDB em Curimatá, Osório Bastos Filho, Fifia e Gilserivaldo assinaram documento em frente a um promotor e ao oficial de Justiça, confirmando que não entregarão o cargo por estarem contestando a legalidade da sessão que instaurou o processo. "A providência agora é ingressar com ação judicial para dar cumprimento às ações da Câmara", disse Osório.
 
E a confusão continua. Valdeci Júnior ainda está na Justiça tentando reaver o mandato de prefeito.
 
Yala Sena e Fábio Lima
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: