Cidadeverde.com

Notícia da Manhã fala sobre hanseníase; assista

Imprimir

O Notícia da Manhã, desta terça(26), falou sobre hanseníase no quadro Saúde. No último domingo de janeiro comemora-se o dia internacional de combate à doença, que tem cura e o tratamento dura em média de seis meses a um ano.

A hanseníase é transmitida através da respiração, mas só é contagiosa quando a pessoa infectada não está sendo tratada. A partir do início do tratamento a enfermidade deixa de ser transmissível.

O período de incubação da hanseníase é de dois a sete anos e os fatores de predisposição são: desnutrição; baixo nível sócio-econômico e superpopulação doméstica.

Os sinais e sintomas da doença aparecem principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, nas nádegas, face, orelhas, costas e pernas. São manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas; área de pele seca ou com falta de suor; queda de pêlo na área atingida; perda ou auséncia de sensibilidade; formigamentos e diminuição da força muscular.

Sobre o tema, o Notícia da Manhã entrevistou a voluntária do MORHAN - Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas por Hanseníase, Lucilene Carvalho, que teve a doença e afirmou que pessoas com a enfermidade não precisam se isolar. "Preconceito ainda existe porque as pessoas não chegam e falam abertamente eu tive hanseníase e fui curada", disse.

No estúdio, o médico infectologista, Kelsen Eulálio, afirmou que a hanseníase é uma doença 100% curável e em Teresina o percentual de cura é em torno de 95% por cento. Segundo ele, se diagnosticada no inicio e tratada adequadamente, evita que a doença evolua e bloqueia a sua transmissão, que é direta, de pessoa para pessoa. O especialista ainda informou que o tratamento é totalmente gratuito e disponibilizado pelo SUS.

Durante a entrevista, o médico anunciou que nesta quarta(27), a partir das 7 e meia da manhã, profissionais da saúde realizarão atividades educativas no shopping da cidade. E que no próximo dia 27 de fevereiro médicos dermatologistas estarão no HGV para atendimento gratuito a qualquer pessoa com mancha suspeita.

Veja na íntegra o quadro Saúde!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais