Cidadeverde.com

Mototaxistas fecham BR-343 em Teresina contra determinação do Dnit

Cerca de 80 mototaxistas realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira (19), na BR-343, próximo ao Balão da Tabuleta, zona Sul de Teresina. Os profissionais estão revoltados com a determinação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para que deixem o ponto onde atendem seus clientes, às margens da rodovia federal. O grupo diz que o prejuízo será incalculável. Procurado, o Dnit não soube informar o motivo da determinação. 

A categoria se reuniu no local e fechou o trânsito por cerca de 15 minutos, como forma de informar a população sobre o caso. 

A informação do órgão é de que duas notificações já foram expedidas aos profissionais para que deixem o espaço. O motivo seria o estacionamento irregular das motocicletas às margens da estrada. O procedimento está agora sob análise na procuradoria do Departamento. 

Os mototaxistas, inconformados com a situação, dizem que a determinação é injusta. De acordo com o representante da categoria, Antônio de Moura Fé, vários outros profissionais exercem atividades que também ocupam o espaço próximo à estrada. Ele diz ainda que lá trabalham cerca de 20 mototaxistas, há 17 anos, que terão um enorme prejuízo se tiverem que deixar o ponto. 

"Os pais de famílias estão lá há quase 20 anos, têm uma clientela fixa, com a qual eles já contam para o pagamento de todo o mês. Não dá simplesmente para pedirem para eles saírem de lá. E infelizmente nós não vemos outra alternativa, não temos um lugar para onde eles poderiam ir e nem o Dnit nos apresentou qualquer proposta", afirmou. 

O profissional afirmou que a categoria vai buscar auxílio jurídico para acionar o Dnit judicialmente. "Isso só pode ser discriminação, porque há muitas outras coisas irregulares no local e ninguém foi notificado, somente nós". 

O Dnit não informou se as notificações de retirada foram entregues a outros profissionais na região. 

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais