Cidadeverde.com

Detran alerta sobre cuidados no trânsito perto de escolas

Imprimir

Com o início do ano letivo nas escolas da rede privada e pública, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) chama a atenção para alguns cuidados necessários a fim de garantir fluidez e segurança no trânsito no entorno das escolas.

De acordo com a gerente da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), Zulmirene Sousa, nesse período, o trânsito fica mais intenso, com maior número de automóveis, motocicletas e pedestres nas ruas. Nesse contexto, o uso dos equipamentos de segurança adequados para cada idade é indispensável.

"Para os pais que transportam os filhos e para os transportadores escolares, a primeira exigência é verificar se todos os ocupantes do veículo estão acomodados corretamente, de acordo com a capacidade do meio de transporte", orienta a gerente.

A lei determina que bebês de zero a um ano viajem somente no “bebê conforto”, nunca no colo da mãe. Crianças de um a quatro anos devem utilizar a cadeirinha, e de quatro até os sete anos e meio devem ser transportadas no assento de elevação. A partir dessa idade, a criança deve ser transportada somente no banco de trás até os dez anos, sempre usando o cinto.

“É importante lembrar que nas proximidades de escolas a velocidade deve ser reduzida e a atenção redobrada na hora do embarque e desembarque de crianças, que deve ser sempre pelo lado da calçada, e nunca pela rua”, destaca Zulmirene.

Estacionamento e travessia nas ruas

De acordo com o diretor de infrações do Detran, Levi Gomes, o estacionamento em fila dupla é um dos fatores que provocam mais congestionamentos. “O pai acha que parando rapidinho para deixar ou buscar uma criança não vai atrapalhar, mas essa atitude é infração de trânsito e causa grandes transtornos”, enfatiza Levi.

Outra orientação importante, segundo o diretor, é a respeito da travessia. "Os pais ou responsáveis devem ensinar à criança que a passagem deve ser realizada na faixa de pedestre. Vale lembrar que a paciência e a gentileza ao dirigir são indispensáveis, já que o aumento do número de pessoas e veículos nas ruas deve provocar lentidão no trânsito em alguns pontos da cidade, principalmente nos horários de pico", completa o diretor.

Dicas de segurança:

• Evite parar em fila dupla. Muitos pais estão com pressa para deixar os filhos na escola, você não é o único. Por isso, respeite o trânsito!;

• Não estacione sobre a faixa de pedestre, nem na calçada. Além de poder receber uma multa, causa muito transtorno, pois nesse horário os alunos atravessam a todo momento na faixa de pedestre;

• Não fale ao celular enquanto dirige, preste muita atenção nos pedestres a sua volta. Lembre-se: No trânsito, os maiores cuidam dos menores!;

• O embarque e desembarque dos alunos deve ser sempre pela calçada. Garanta a segurança deles;

• O transporte das crianças deve ser com segurança, ou seja, somente no banco de trás e com cinto de segurança;

• Reduza a velocidade quando estiver próximo a escolas e locais com grande movimentação de pedestres;

• Estacione somente em locais permitidos.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Detran