Cidadeverde.com

Prefeitura lança campanha de erradicação do trabalho infantil

Imprimir

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência (SEMTCAS), realizou o lançamento hoje (01), da campanha de erradicação do trabalho infantil.

Sob as diretrizes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), criado em 1996 e reformulado em 2013, a Prefeitura fez o lançamento da campanha reunindo sua equipe técnica, imprensa e população em geral.

Durante a solenidade de lançamento foram apresentadas experiências exitosas que mostram que manter crianças e adolescentes na escola e ampliar seu acesso às atividades socioeducativas e culturais traz um resultado mais satisfatório e mais saudável, em comparação com o trabalho infantil.

Gerentes e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semec), além de diretores, pedagogos e professores de 16 Escolas Municipais estiveram presentes na solenidade, para intensificar o trabalho em relação à campanha.

“Nós que representamos a Secretaria Municipal de Educação entendemos que o trabalho infantil causa marcas irreparáveis, como problemas psicológicos, medos, tristezas, insegurança, acidentes de trabalho, perdas auditivas, falta de qualificação profissional entre outros, por isso abraçamos está causa com o intuito de que nossas crianças continuem dentro da sala de aula. Pois lugar de criança é na escola”, diz Madalena Leal, Gerente de Assistência ao Educando da Semec.

A campanha leva o nome “Ocupação de criança é ser criança”. A ação é mais uma iniciativa com reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que, recentemente, indicaram Teresina como cidade destaque pelas ideias e ações inovadoras na luta contra o trabalho infantil.

A sociedade também pode contribuir denunciando e protegendo as crianças. Cada indivíduo pode ser um agente transformador dessa realidade. Basta ligar para o Disque 100 ou Disque Cidadania, no 0800 280 5688 ou 0800 086 2400, e fazer a sua denúncia anônima.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais