Cidadeverde.com

Cadastro Positivo beneficia consumidores adimplentes e incentiva quitação de débitos

Imprimir

O cadastro positivo, banco de dados de bons pagadores, ganha força. O registro foi implantado no Brasil com o objetivo de diminuir os juros em empréstimos e financiamentos.

“O cadastro permite o aprimoramento do modelo de concessão de crédito e tem por objetivo disciplinar a formação e consulta a bancos de dados com informações de consumidores adimplentes. É uma ferramenta mais precisa para o lojista e mais justa para o consumidor”, afirmou a gerente do SPC em Teresina, Eline Castro.

As empresas de proteção ao crédito realizam a coleta de autorizações de clientes interessados em fazer parte da lista de bons pagadores e a sua inscrição. A adesão ao cadastro é opcional e gratuita. E a entrada e a saída podem se dar a qualquer momento.

Outra consequência esperada com o acesso de lojistas, bancos e financeiras aos dados de consumidores que quitam suas contas em dia, é a redução dos índices de inadimplência. “A medida também serve de estímulo para que os inadimplentes quitem as parcelas e recuperem o crédito”, ressaltou Eline Castro.

A gerente do SPC explica ainda que o Cadastro Positivo é importante para o mercado na atual conjuntura econômica. “O Cadastro Positivo auxilia o comércio, pois democratiza o crédito. O bom pagador tem maior possibilidade de negociar facilidades e aprovação de empréstimos, negociar menores juros e prazos maiores nas suas compras”, frisou.

Em Teresina, o consumidor poderá incluir seu nome no cadastro positivo indo até a sede do SPC, localizado na Rua Desembargador Freitas, 977, Centro. O cadastro é gratuito e apenas realizado com a autorização do consumidor, é necessário apresentação da carteira de identidade e CPF.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais