Cidadeverde.com

Veja quais os políticos foram apelidados nas planilhas

Imprimir

Montagem: Folha

As planilhas apreendidas pela Polícia Federal e que estavam com o presidente da Odebrecht, Benedicto Barbosa Silva Júnior, mostram que alguns políticos suspeitos de receberem propina da empreiteira possuem apelidos, alguns generosos, outros nem tanto. Em um dos documentos revelados na terça-feira pela Operação Lava-Jato, ao lado do  nome da deputada estadual Manuela d'Ávila (PCdoB), por exemplo, está escrito "Avião" na coluna "Codinome".  O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), é chamado de "Atleta", o ex-presidente José Sarney (PMDB), de "Escritor",  e o senador Lindbergh Farias (PT) é citado como "Lindinho". 

Apelidos com conotação menos favorável são atribuídos a Jarbas Vasconcelos Filho (PMDB-PE), chamado de "Viagra", ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), o "Nervosinho", e ao senador Humberto Costa (PT-PE), citado como "Drácula". 

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), é chamado de "Carangueijo", o ministro Jaques Wagner, chefe do Gabinete Pessoal da presidente Dilma Rousseff, é o "Passivo", e o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral (PMDB), é chamado de "Proximus". O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS, Fabio Branco (PMDB), também aparece na lista com o apelido de "Colorido".

Veja outros apelidos:

Deputado estadual Marcelo Nilo (PDT-BA): Rio
Deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA): Comuna
Deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE): Bruto
Deputado federal Arthur Maia (PMDB-BA): Tuca
Deputado estadual Jorge Picciani (PMDB-RJ): Grego

Fonte: Zero Hora

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais