Cidadeverde.com

UESPI sediará a primeira Reunião Regional da SBPC

Imprimir

A Universidade Estadual do Piauí-UESPI, Campus Prof. Ariston Dias Lima, em São Raimundo Nonato, se prepara para sediar um importante e pioneiro evento em nível estadual. Trata-se da Reunião Regional da SBPC (Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência), evento que ocorrerá entre os dias 20 e 23, e tem como objetivo principal popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. “O homem e o meio ambiente: da pré-história aos dias atuais” é o tema desta edição da Reunião.

Com o lançamento do evento em São Raimundo Nonato, em parceria com a UESPI e Fundação Museu do Homem Americano – FUMDHAM, a SBPC também visa ampliar as atenções para o Parque Nacional Serra da Capivara (administrado pela FUMDHAM), que é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza, transformada em patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, em 1991.

A abertura da Reunião Regional da SBPC acontecerá no auditório da FUMDHAM, às 15h do próximo dia 20 de abril, com a conferência intitulada “Importância da Ciência para o Desenvolvimento Social de Uma Região: Exemplo do Trabalho da Fundação do Museu do Homem Americano na Região Sudeste do Piauí”.

A conferencista será a professora e doutora em Arqueologia Niéde Guidon (FUMDHAM). Foram convidados para a sessão de abertura os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera; da Educação, Aloizio Mercadante; da Cultura, Juca Ferreira; e do Meio Ambiente, Isabela Teixeira. A organização aguarda confirmação de presença dos ministros.

A partir do dia 21, as atividades se concentrarão no Campus Prof. Ariston Dias Lima. No local serão realizadas outras conferências, também minicursos e mesas-redondas enfocando temas de relevância social como: “O Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas e a Falta de Perspectiva dos Jovens sem Acesso à Cultura e Lazer”; “A gestão da Saúde Pública nas Novas Epidemias: dengue, zika, chikungunya”; “Violação dos Direitos Humanos”; os “Desafios do Plano Nacional de Educação”, dentre outros.

Professores, pesquisadores locais e de importantes universidades brasileiras e alunos das redes privada e pública são esperados. A programação do evento também conta com atividades destinadas à interação entre pais e crianças, como a AEB Escola – exposição interativa, na qual serão desenvolvidos jogos, oficinas e diversas atividades com foco nos temas: satélites e plataformas espaciais; veículos espaciais; astronomia e aplicações espaciais – de modo a despertar o interesse dos jovens e das crianças pela ciência.

“É a primeira vez que ocorre na região um evento científico que contemple um público tão amplo. Apresentando trabalhos científicos através de uma linguagem acessível para a comunidade é possível se popularizar a ciência. Alunos e pesquisadores locais também devem aproveitar, porque publicar trabalhos em evento desse porte como o da SBPC é de grande importância para o currículo desses alunos e pesquisadores”, destacou Márcio Zamboni, diretor do Campus de São Raimundo Nonato.

Sobre as inscrições

Os interessados em participar do evento podem efetivar inscrição  até o dia 15 de abril através do site http://www.sbpcnet.org.br/saoraimundononato/home/ ou durante o evento, no Campus da UESPI de São Raimundo Nonato. As inscrições para minicursos também irão até o dia 15 deste mês. Somente quem já estiver inscrito no evento poderá participar dos minicursos.

Inscrições para as conferências e as mesas-redondas da Reunião estão abertas até o dia 08 de abril. Para os que quiserem participar da sessão de pôsteres, o prazo para envio do resumo é 11 de abril. O evento é gratuito. Minicursos, mesas-redondas, pôsteres e conferências também são isentos de taxa de matrícula, mas têm vagas limitadas.

Para consultar a programação preliminar, conferir normas, dentre outras informações, acesse o site do evento.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: UespiSBPC