Cidadeverde.com

Assembleia realiza sessão em homenagem aos 30 anos da TV Cidade Verde

Imprimir
  • eec862eb-3ff4-4a79-94d1-70402ff9084f.jpg Thiago Amaral
  • d2234893-9022-4ed2-a25e-281f6223008b.jpg Thiago Amaral
  • b63182f0-7f2b-4603-a80c-5508be795bd7.jpg Thiago Amaral
  • 7d735c01-204a-45f2-866a-9c91e35d6033.jpg Thiago Amaral
  • 6e23d06d-1d52-41b6-ab30-dd841b1c1e48.jpg Thiago Amaral
  • 6d611d4e-a0a4-403f-a227-d2aecb606480.jpg Thiago Amaral
  • 3cf0be4b-aacb-46ea-9620-7a67d55bd2e6.jpg Thiago Amaral
  • c1c999ba-828d-4f97-89ea-5415115d370f.jpg Thiago Amaral
  • ae5fa68b-2bb6-47a8-bd37-9283557f980c.jpg Thiago Amaral
  • a605d494-2557-475e-9df6-9fcf3d397e98.jpg Thiago Amaral
  • 730915b1-fe6c-4b25-a3fe-2844ec691f06.jpg Thiago Amaral
  • 2137d4b6-c7aa-4858-94f6-281cb36fae67.jpg Thiago Amaral
  • 7f261162-b856-4f07-9f1f-533b8a2ec2e5.jpg Thiago Amaral
  • 6a0d862b-0b2b-48d3-a1f1-c65e4394bf68.jpg Thiago Amaral
  • faa79022-b932-4b8f-a4ef-fde391e84fa1.jpg Thiago Amaral
  • CV_(7).jpg Thiago Amaral
  • CV_(6).jpg Thiago Amaral
  • CV_(5).jpg Thiago Amaral
  • CV_(4).jpg Thiago Amaral
  • CV_(3).jpg Thiago Amaral
  • CV_(2).jpg Thiago Amaral
  • CV_(1).jpg Thiago Amaral
  • 1.jpg Thiago Amaral
  • 4.jpg Thiago Amaral
  • 3.jpg Thiago Amaral
  • 2.jpg Thiago Amaral
  • TV_CV_30_anos_(11).jpg Thiago Amaral
  • TV_CV_30_anos_(9).jpg Thiago Amaral
  • TV_CV_30_anos_(8).jpg Thiago Amaral
  • TV_CV_30_anos_(7).jpg Thiago Amaral
  • TV_CV_30_anos_(6).jpg Thiago Amaral
  • TV_CV_30_anos_(5).jpg Thiago Amaral
  • TV_CV_30_anos_(4).jpg Thiago Amaral
  • TV_CV_30_anos_(3).jpg Thiago Amaral
  • TV_CV_30_anos_(2).jpg Thiago Amaral

A Assembleia Legislativa do Piauí realizou nesta terça-feira (19) uma sessão solene em homenagem ao aniversário de 30 anos da TV Cidade Verde. Os deputados destacaram a isenção, a valorização da cultura e história do Piauí, além do aspecto democrático da emissora. 

A sessão foi comandada pelo presidente da Casa, deputado Themistocles Filho (PMDB), autor do requerimento. A sessão foi transmitida pela TV Assembleia e pelo site da Assembleia. Estavam presentes o presidente da emissora Jesus Elias Tajra, vice-presidente Jesus Filho, superintendente da TV Cidade Verde, Adala Carnib, o superintendente do Sebrae, Mário Larceda, o diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae, Ulisses Moraes, a diretora de Cooperativa da Fiepi, Ana Paula Lacerda,  prefeito de Teresina, Firmino Filho e o ex-reitor da Universidade Federal, Luís Júnior.

O apresentador Amadeu Campos e jornalistas também estiveram no plenário. Uma sessão solene já aconteceu na Câmara Federal no mês de março em homenagem aos 30 anos da TV e hoje a noite, às 19h também haverá outra na Câmara de Teresina.

Themístocles: TV presta relevantes serviços ao Piauí

Themístocles Filho justificou a realização da honraria por acreditar que a TV presta serviços relevantes para o Estado, lembrou dos funcionários dedicados e fez menção de destaque ao nome do fundador da TV.

“Costumo dedicar espaço especial de eventos para órgãos importantes, homenageando pessoas importantes por serviços relevantes, para trazer à Casa o reconhecimento do importante instrumento de comunicação do nosso Estado, fruto da dedicação do Dr. Jesus Elias Tajra, fundador da TV. É inevitável falar da Cidade Verde sem falar no Dr. Jesus, porque os nomes se confundem, ele que sonhou em criar um veículo de comunicação para o povo para demonstrar os interesses desse mesmo povo, então se tornou um empresário de sucesso que é hoje. Fez trabalhos na política, tanto na esfera estadual como federal, acumulou experiências educativas, porém jamais esqueceu sua vocação de comunicador, que o impulsionou a criar a TV”, destacou o parlamentar em seu discurso.

De acordo com Themítocles, a TV sempre esteve presente nos eventos marcantes da história com programas especiais, por exemplo, do Dia do Piauí, sobre a fundação do Estado.

Ele ainda registrou que a TV não mede esforços para acompanhar eventos esportivos pricipalmente fora do país, além de eventos políticos como a posse de deputados e governadores sempre transmitidas ao vivo.

Jesus Filho: Destaca programa especial e homenageia Jesus Tajra

Em seu pronuncimento, o diretor Jesus Filho agradeceu o privilégio de compartilhar a homenagem com o seu pai, Jesus Tajra, presidente da emissora e que também foi deputado federal do Piauí de 1967 a 1971. 

"Agradeço demais a Deus a oportunidade de estar nessa tribuna e homenagear com muito carinho, amor e afeição, um ex-deputado, um ex-membro de uma Casa como essa, o meu pai Jesus Tajra. Eu mesmo sendo muito criança, acompanhei seu trabalho na nossa família, na nossa casa. Ele que tem a mesma paixão que vocês deputados têm pela política, embora fora, meu pai nunca deixou de gostar de acompanhar, cotidianamente, os fatos da política, da economia, da administração. Enfim, de tudo o que diz respeito ao nosso país e aquilo que um cidadão preocupado com o seu Estado, sua cidade e sua terra tem que ter. Meu pai, é uma horna muito grande poder dirigir a você essa homenagem em nome de toda a emissora. Como é bom você ter trazido para o Piauí a TV Pioneira, hoje TV Cidade Verde", disse Jesus Filho. 

O diretor da emissora ressaltou ainda que ser reconhecido pela sociedade e Câmara do Deputados como "A boa imagem do Piauí", aumenta a responsabilidade para com o público. "A TV Cidade Verde, quando recebe uma homenagem como essa, se sente ainda muito mais responsável pelo trabalho que nós desempenhamos. Temos uma consciência de que é muito sério entrar na casa de cada pessoa. Quando nos reunimos para discutir o nosso trabalho, sempre o telespectador está presente. A responsabilidade que temos com o público é ampliada com essa homenagem", reitera. 

Durante o discurso, Jesus Filho falou ainda sobre os trabalhos especiais produzidos pela emissora, citando o documentário sobre os 250 anos de História do Piauí, em 2008.

"Trabalhamos com muito carinho, com um sentimento muito forte de amor pelo o que fazemos. Temos como missão cotidiana fazer a 'boa imagem do Piauí', o que quer dizer que buscamos honrar e trazer toda a grandeza do nosso passado, o presente e o nosso porvir, revelando a história dos piauienses com programação especial, para fortalecer a nossa identidade. Os 250 anos de História do Piauí, nós marcamos com a nomeação primeiro governador do Estado, João Pereira Caldas", reitera. 

Jesus Tajra: Cidade Verde revela grandeza e beleza do Piauí

Em seu pronunciamento Jesus Tajra destacou que a emissora busca o melhor para o Piauí, revelando o Estado e a sua piauiensidade. “Revelando coisas que no dia a dia a gente ignora porque o Piauí é grande na sua história. Fomos e vamos buscar em cada palma essas belezas e revelar a grandeza do nosso Estado. Quero assim agradecer os que fazem a TV, os funcionários, que incessantemente se envolvem 24 horas a cada dia para se projetar a imagem da Cidade Verde, com um trabalho difícil, complexo que só quem vive sabe, sobretudo no jornalismo, onde se busca cotidianamente notícias e assim a TV vai fazendo sua própria história”, declarou.

O fundador fez questão de registrar que o nome TV Pioneria, depois modificado para Cidade Verde, foi uma homenagem à Rádio Pionieira, exixstente ainda hoje, em que ele trabalhou como apresentador de um programa.

“Fizemos a mudança do nome depois, quando demos um novo direcionamento, com uma nova programação e novo alcance diante das possibilidades tecnológicas, então adotamos o nome Cidade Verde, em homenagem a nossa cidade verde (Teresina)”, explicou sobre a transição do nome da TV.

O idealizador da televisão destacou ainda que hoje vive mais nos bastidores do trabalho da TV e que na linha de frente está agora Jesus Filho. Fez menção de agradecimento ao seu filho, dizendo que agora ele está no comando geral, a par de todos os acontecimentos que se passam e chegam aos telespectadores. “O sucesso da TV é em decorrência do seu comando e da sua estrutura mental, o que é motivo de orgulho para mim, como fundador e como pai. É uma preocupação, portanto, que essa homenagem, nós estejamos transferindo para ele”, lembrou.

De acordo com Jesus Tajra, a Cidade Verde começou com 25 a 30 colaboradores e agora são mais de 180, o que para ele dá uma dimensão do crescimento e do esforço no desenvolvimento da TV. “Os 30 anos da TV Cidade Verde são o reconhecimento do povo do Piauí, pelo seu esforço em estar sempre reconhecendo o que há de melhor no Estado”.

Deputados falam em homenagem à TV

João de Deus (PT) foi o primeiro a se pronunciar. Ele disse admirar a linha editorial do grupo, por atender aos anseios da sociedade. 

"Todos nós conhecemos a história da TV Cidade Verde ao longo dos 30 anos. Tenho admiração pela linha editorial adotada, nunca vi essa TV adotar uma posição que seja estranha ao que é exigido pela socieade. O que vemos é uma informação democrática e que tem, acima de tudo, compromisso com o Piauí. Quem acomapanha, vê isso. Quero falar também do Portal Cidade Verde, que tive a oportunidade de ver o lançamento. Vi os compromissos com a comunicação isenta firmados naquele dia. Isso ajuda a construir um país, um Estado. É fundamental a informação alicerçada na verdade", declarou João de Deus. 

O deputado Edson Ferreira (PSD) disse que a TV Cidade Verde tem contribuído para o desenvolvimento do Piauí. 

"O doutor Jesus tem uma história de vida bonita, um currículo vasto de serviços prestados ao Piauí e Jesus Filho tem sua família, além da grande família Cidade Verde, uma TV que tem contribuído para o desenvolvimento  do estado, levando informação em todos os níveis aos lares piauienses, seja política, empresarial ou rural. Estamos vivendo a época em que o capital mais importante é a informação. É isso que tranforma o estado. Quero parabenizar a todos, mas em especial ao doutor Jesus, que é o mentor, o grande responsavel", declarou o deputado Edson Ferreira. 

Luciano Nunes (PSDB) destacou que a TV atua de forma imparcial dando voz e vez à socidade. 

"A TV Cidade Verde sempre valoriza os valores do povo piauiense através do trabalho da familia Cidade Verde. O Elivaldo Barbosa, Yala Sena, pelo portal Cidade Verde. Ainda o Amadeu Campos, que é a cara da TV. Esse meio de comunicação tem esse papel de levar informação de forma sempre imparcial, dando voz e vez aos que representam todos os seguimentos da sociedade. Quero fazer uma saudação especial ao doutor Jesus Tajra, e não jogar luz sobre homem público, mas sobre o exemplo que é, de pai de familia, que soube construir uma familia calcada nos valores da educação, estudo e trabalho e faz isso até hoje no seu dia a dia, de forma vibrante, empolgante, defendendo aquelas ideias em que acredita", destacou Luciano Nunes.  

O deputado Júlio Arcoverde (PP) se pronunciou também em nome de seus familiares e relembrou que Jesus Tajra foi suplente de senador do seu pai, o médico e político brasileiro Dirceu Mendes Arcoverde, que também foi governador do Piauí em 1974 e morreu em 1978, dois meses após iniciar o mandato como senador. 

"Saúdo aqui o Jesus Tajra em meu nome, mas também pela minha mãe e meu pai, pela amizade deles pelo senhor. Os mais jovens não vão lembrar, mas o Jesus Tajra foi suplente de senador de meu pai e por infortúnio da morte do meu pai, o dr. Jesus não ocupou a cadeira dele, pois tenho certeza de que ele ia representar bem todos os piauienses", disse Arcoverde. 

Severo Eulálio (PMDB) disse que a TV Cidade Verde deixou um legado para os piauienses, destacou a trajetória da emissora e enalteceu a figura de Jesus Tajra. "Um exemplo de vida", resumiu. 

Já Dr. Pessoa (PSD) frisou a imparcialidade e compromisso da emissora com o desenvolvimento sustentável, bem como a empatia da TV com o público. 

 

Lyza Freitas, Graciane Sousa e Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais