Cidadeverde.com

Fábio Novo critica fusão de Ministério da Cultura anunciado por Temer

Imprimir

O secretário de Cultura do Piauí, Fábio Novo (PT) criticou uma das medidas de governo anunciadas pelo presidente Michel Temer (PMDB), antes mesmo do afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT) confirmado apenas nesta madrugada de quinta-feira (12). Em suas redes sociais ontem, Fábio Novo disse que “Michel Temer já conseguiu um intento” unindo os 27 dirigentes estaduais de cultura contra a sua ideia de fundir o Ministério da Cultura com outro minsitério. Também disse que o governo Temer tem "pensamento retrógrado".

Ele publicou um texto criticando a decisão de Temer em fundir o Ministério da Cultura em que incluiu a imagem de um manifesto assinado pelo Fórum nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura contra o anúncio do novo presidente. Para ele, isso prejudica a produção cultural e enfraquece as políticas para a cultura no país.  

“Unificou os 27 dirigentes estaduais de cultura, intelectuais e artistas contra a sua proposta de extinção do Ministério da Cultura. Manifesto assinado por todos os secretários estaduais foi lançado hoje. O MINC foi criado em 1985 pelo governo Sarney. De lá para cá veio se fortalecendo nas políticas de fomento do nosso fazer cultural em várias vertentes”, diz parte do texto de Fábio Novo.

Além disso, o parlamentar ressaltou que o Piauí fez o contrário do que o novo presidente anunciou. “Diferente do pensamento retrógrado do eventual governo Temer, nos últimos 10 meses o Piauí transformou sua Fundação Cultural em Secretaria, melhorou seu orçamento e vem implementando uma série de ações como a revitalização de espaços culturais como o Complexo Clube dos Diários e Teatro 4 de Setembro, Escolas de Dança e Música, Espaços como o Maria Bonita de Floriano e o Sobrado Major Selemérico de Oeiras e agora na elaboração de vários editais. Apostar no fazer cultural é acreditar que um povo tem identidade e alma”.

Na postagem, ele adiciona o manifesto assinado por todos os secretários estaduais contra o anúnico do novo presidente:

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais