Cidadeverde.com

Colômbia envolve Estados Unidos e vence na abertura da Copa América

Imprimir

Os norte-americanos fizeram uma grande festa durante a cerimônia de abertura da Copa América Centenário, na noite desta sexta-feira (3 de junho), em Santa Clara, Califórnia, onde a banda Magic e o cantor Jason Derulo deram o tom da solenidade. 

James Rodríguez anotou o segundo gol dos colombianos na abertura da Copa América (Getty)

No entanto, a torcida local deixou o Levis Stadium decepcionada com o desempenho da seleção dos Estados Unidos, que perdeu para a Colômbia, por 2 a 0, neste que foi o primeiro jogo da edição que celebra os 100 anos da competição.

O zagueiro Cristian Zapata e o meia James Rodríguez foram às redes pela equipe sul-americana, que controlou a partida em sua integridade muito em função da boa qualidade no toque de bola, característica do futebol colombiano aproveitada pelo técnico argentino José Pékerman. Já os anfitriões, treinados pelo alemão Jurgen Klinsmann, chegaram com perigo só em jogadas de bola parada, com Clint Dempsey, o melhor jogador do selecionado americano.

Com o resultado, a Colômbia lidera momentaneamente o Grupo A do torneio, com os três pontos correspondentes à vitória desta noite. Completando esta primeira rodada da chave, Costa Rica e Paraguai se encaram neste sábado, às 18 horas (de Brasília).

Campeão em 2001, o time da América do Sul voltará a campo já na próxima terça-feira, às 23h30, para duelar com o Paraguai, enquanto os Estados Unidos buscarão a recuperação diante dos costarriquenhos no mesmo dia, mas às 21 horas.

Empurrados pela torcida local, os norte-americanos começaram a partida com ritmo mais intenso, com tentativas de chegar à meta colombiana através de jogadas em velocidade. Bem postada defensivamente, a equipe sul-americana conseguiu um escanteio na primeira chegada ao ataque. Na cobrança, o zagueiro Cristian Zapata bateu de primeira para anotar o primeiro gol da competição aos 7 minutos de jogo.

Os anfitriões, então, tentaram reagir com trocas de passes, principalmente com Bradley e Dempsey. Mas sem criatividade, não chegaram a assustar o goleiro Ospina. A Colômbia, por sua vez, passou a ter o controle da partida e foi premiada por isso.

No fim da primeira etapa, James Rodríguez abriu na esquerda para Díaz, que fez o cruzamento na mão de Yedlin. Pênalti duvidoso assinalado pelo árbitro Roberto Orozco que o próprio James bateu com perfeição para ampliar o placar antes do intervalo.

Os torcedores que esperavam uma seleção norte-americana mais agressiva no início do segundo tempo certamente se decepcionaram. Isso porque os colombianos impuseram o ritmo de jogo e envolveram os adversários com a posse de bola, gerando até gritos de “olé” da torcida local.

Os Estados Unidos, porém, conseguiram ameaçar a meta colombiana em duas oportunidades de Dempsey: primeiro aos 14 minutos, com cabeceio salvo em cima da linha por Pérez, e depois aos 18, quando Ospina se esticou todo para espalmar bola vinda de cobrança de falta.

A Colômbia, no entanto, não se intimidou e respondeu aos 31, com Bacca, que escapou pela esquerda em rápido contra-ataque, invadiu a área e soltou a bomba no travessão do gol de Guzan.

Com a vitória assegurada, o técnico argentino José Pékerman ainda tirou James e Bacca do time, que continuou fechando os espaços e tocando bem a bola para evitar a pressão norte-americana, que não viria até o final da partida.


Fonte: Fox Sports

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais