Cidadeverde.com

Polícia diz que houve negligência da vigilância em assalto a banco no Piauí

Imprimir

O coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) disse que houve descuido dos funcionários da agência bancária da cidade de Amarante, a 160 km de Teresina, onde ocorreu um assalto na manhã de ontem (28). Cerca de seis homens entraram armados no banco sem causar alarde. Os bandidos usavam uniformes da Polícia Civil do Maranhão, mas não apresentavam documento que os identificassem como policiais. 

"Essa modalidade é totalmente diferente do que vinha sendo praticado no Estado. Neste assalto, os indivíduos se utilizaram de fardamento da polícia e conseguiram enganar a vigilância do banco, entrando na agência armados. Essa situação é preocupante e exige que os vigilantes estejam mais atentos, pois não é porque um indivíduo está usando farda da polícia, que ele é policial. Houve um descuido na identificação. Eu mesmo sou delegado, mas todo vez que vou ao banco, me identifico com a carteira da polícia, pois preciso andar armado e para entrar no banco preciso mostrar minha insígnia. No assalto em Amarante, isso foi negligenciado", disse Carlos César Camelo. 

O delegado acrescenta que, certos de que não seriam descobertos, um dos bandidos ainda chegou a pedir a arma de um dos vigilantes. 

"O criminoso pediu a arma e o vigilante pensou que fazia parte de uma fiscalização. Foi um roubo totalmente atípico, a pesar de não ser surpresa para a polícia, pois já houve outros casos semelhantes, inclusive, de criminosos usando fardamento da Polícia Federal. Além disso, a Polícia Civil não fiscaliza arma de vigilante, que é de competência da PF, que tem atribuição fiscalizatória das atividades de segurança privada", reitera. 

Carlos César acrescenta que, infelizmente, não há lei que proíba a comercialização de fardamentos semelhantes aos usados por policiais. 

"Infelizmente, essas fardas não têm uma regulamentação, uma fiscalização e são comumente encontradas no comércio. O que identifica um policial como tal é sua carteira funcional. O policial civil tem uma postura. Alguns indivíduos estavam com bonés, o que não é comum da polícia. Essas fardas são comumente encontradas no comércio", alerta Camelo. 

Equipes das polícias Civil e Militar continuam em diligências na região.Barreiras foram montadas nas cidade de Regeneração, Arraial, Tanque do Piauí, Oeiras, Francisco Ayres e Floriano. Até o momento, ninguém foi preso. A quantia roubada não foi revelada pelo banco. Funcionários da agência estão sendo ouvidos.

"O dinheiro roubado foi pouco. O gerente, por acaso, não estava no banco durante o assalto. De certa forma, os bandidos demonstraram amadorismo...tentaram abrir o cofre, mas não conseguiram. Também não levaram o dinheiros dos caixas eletrônicos e roubaram praticamente a quantia que estava em envelopes e nos guichês", finaliza o coordenador do Greco.


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais