Cidadeverde.com

PSOL anuncia candidatura de Luiza Erundina à presidência da Câmara

Imprimir

O PSOL anunciou nesta segunda-feira (11), em entrevista coletiva no Salão Verde da Câmara, que a deputada Luiza Erundina (PSOL-SP) será a candidata do partido na eleição que vai escolher o substituto do ex-presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O peemedebista renunciou ao cargo na semana passada.
No início da noite desta segunda, o partido formalizou a candidatura da deputada. Com a candidatura oficializada, até a última atualização desta reportagem, nove deputados estavam na disputa (veja lista abaixo).
As siglas têm até as 12h de quarta-feira (13) para registrar participação no pleito. A eleição está prevista para se iniciar às 16h do mesmo dia.
saiba mais
Waldir Maranhão confirma para quarta eleição do sucessor de Cunha
O que está em jogo na eleição para a presidência da Câmara
Além da eleição interna, Câmara tem semana decisiva para Eduardo Cunha
Durante o anúncio da candidatura, Erundina disse que, se eleita, sua gestão dará prioridade a propostas de reformas política e tributária; e que atuará “com independência”.
“Nossa proposta tem coerência com a corajosa ação do PSOL nesta Casa. Será uma candidatura sem compromisso com o presidente interino e nem com o ex-presidente da Câmara que está para ser cassado. Nós temos compromisso com o povo brasileiro”, afirmou Luiza Erundina.
“Temos uma pauta contrária ao ajuste fiscal que pune, principalmente, os trabalhadores, o  aposentados e, sobretudo, impedem o crescimento sustentável da nossa economia”, completou a candidata.
Candidaturas confirmadas
Saiba quais são os deputados com candidaturas confirmadas para a presidência da Câmara:
–  Fausto Pinato (PP-SP): advogado, tem 39 anos e está em seu primeiro mandato. Chegou a ser eleito relator do processo
contra Cunha no Conselho de Ética, mas foi substituído.
– Carlos Gaguim (PTN-TO): administrador, tem 55 anos e também está no primeiro mandato. Foi vereador e deputado estadual no Tocantins. Governou o estado após a cassação do então governador Marcelo Miranda e do vice Paulo Sidnei pelo TSE, em 2009.
– Carlos Manato (SD-ES): médico, tem 58 anos e está no quarto mandato na Câmara. É o atual corregedor da Casa e já ocupou cargos de suplente na Mesa Diretora.
– Marcelo Castro (PMDB-PI): médico, 66 anos, foi ministro da Saúde do governo da presidente afastada, Dilma Rousseff. Como deputado, está no quinto mandato.
– Fábio Ramalho (PMDB-MG): empresário, está no terceiro mandato consecutivo na Câmara. Ele já foi prefeito do município de Malacacheta (MG), entre 1997 e 2004.
– Heráclito Fortes (PSB-PI): funcionário público, exerce o quinto mandato na Câmara. Ex-integrante do DEM, foi um dos principais opositores do governo Lula no Senado. Já comandou a prefeitura de Teresina.
– Fernando Giacobo (PR-PR), segundo vice-presidente da Câmara. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2002, pelo PPS, e reeleito em 2006, pelo PL (hoje PR). Nas últimas eleições, em 2014, teve 144 mil votos.
– Cristiane Brasil (PTB-RJ) é advogada e filha do delator do mensalão Roberto Jefferson. Está no terceiro mandato consecutivo na Câmara.
Além deles, três deputados anunciaram que irão concorrer mas ainda não oficializaram candidatura: Rogério Rosso (PSD-DF), Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Beto Mansur (PRB-SP), primeiro-secretário da Câmara. Rosso deve protocolar a candidatura nesta segunda, já Beto Mansur já disse que só oficializará na quarta-feira.

 

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais