Cidadeverde.com

Vídeo mostra mulher reagindo a assalto na zona Leste

Imprimir

Revolta e um grande sentimento de impotência. É o que muitas vítimas de assaltos na região da zona Leste de Teresina estão sentindo com a crescente onda desse crime à luz do dia. O perfil é quase sempre o mesmo: dois homens em uma moto numa ação rápida e violenta. Em um deles, ocorrido na tarde desta terça-feira (19), a proprietária de um salão de beleza reagiu e foi derrubada pelo bandido. As imagens foram registradas pelo circuito de TV. A PM prometeu intensificar ações na área.

O assalto aconteceu na avenida Homero Castelo Branco, zona Leste da capital, onde já foram registrados vários outros crimes da mesma espécie. Pelas imagens do circuito de TV, a empresária Teresa Cristina chega ao estabelecimento e, no momento que espera a porta abrir, dois homens chegam em uma moto, um deles desce e tenta puxar a sua bolsa. Ela reage, não solta e acaba levando uma rasteira do bandido, que desiste e foge em uma moto.

Indignada, ela fez um desabafo ao Jornal do Piauí destacando que hoje as pessoas vivem reféns da violência na cidade. “Minha revolta é que hoje estamos sendo reféns da insegurança e do medo e consequentemente isso está sendo devastador na vida de todos nós que estamos vivendo aqui nesta cidade. Infelizmente os setores públicos responsáveis pela segurança do cidadão não estão fazendo nada, não acontece nada. Eu cheguei aqui em Teresina em 1979 e não vi evoluir nada. Ao contrário, nós estamos cercados por bandidos e não é a primeira vez que sofro violência. Minha família já foi refém de bandidos dentro de casa e todos na mira de revólveres e isso é revoltante”, lamenta Teresa.

Diante de mais um caso, o subcomandante do 5° Batalhão da Polícia Militar, o capitão Aristeu Fernandes, destacou que a postura da empresária ao reagir foi perigosa e que, mesmo com a dificuldade em se manter tranquilo diante de um assalto, o ideal é sempre procurar a polícia. “A orientação é a seguinte: observar qualquer coisa, alguma característica do meliante, a motocicleta, a cor, a placa, pois acabar a ocorrência, ela vai repassar para as nossas guarnições e na maioria das vezes nós conseguimos fazer a prisão dos envolvidos”, explica.

Além disso, ele destacou que esse tipo de crime tem aumentado principalmente das 15 às 21h e que o efetivo está sendo aumentado para amenizar a situação. “Na verdade hoje o 5° Batalhão tem 10 viaturas operacionais todos os dias e dois trios de motoqueiros que fazem serviço em toda a área aqui do Batalhão. E quanto a essas ocorrências, temos notado realmente a questão do aumento em alguns horários”, frisa.

O capitão destaca que, com o aumento do trabalho ostensivo e a ajuda da população, o batalhão tem obtido sucesso no combate ao crime. “O 5° Batalhão foi um dos que mais apreendeu armas de fogo, bem como um dos batalhões que mais recuperaram motocicletas e veículos roubados. Estamos disponibilizando várias operações, como Operação Start, em vários momentos do dia, estamos movimentando o pessoal do administrativo, na parte da manhã, tarde e noite. Estamos atentos para ver se conseguimos diminuir e dar um pouco de sensação de segurança para a sociedade”, acrescenta Aristeu.

Apesar de todo o trabalho ostensivo, o capitão destaca ainda que a melhor arma do cidadão é a se precaver. “Eles agem sempre do mesmo jeito. E o importante é que as pessoas fiquem atentas ao estacionar seus carros em local mais distante, ao sair do estabelecimento comercial, observar se tem alguém em atitude suspeita. [Caso isso aconteça] entrar em contato com o 190, e no caso do nosso Batalhão, pode ligar para o nosso número, que é o 98875 7725, o contato do oficial responsável pela área”, finaliza.

Diego Iglesias [com informações de Carol Santana]
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais