Cidadeverde.com

Debate unificação das polícias militar e civil acontece hoje(19)

Imprimir

A Polícia Civil e a Polícia Militar são ligadas aos governos estaduais, mas com missões diferentes. A Constituição determina que a Civil deve atuar na repressão e na investigação de crimes. Já a Militar, na prevenção da criminalidade e na preservação da ordem pública. A unificação enfrenta resistência das duas corporações.

O projeto de Unificação das Polícias e suas consequências será debatido em Teresina nesta sexta-feira (19) pela Comissão Especial de Segurança Pública da Câmara dos Deputados. O presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputado Edson Moreira (PR-MG) estará em Teresina para mediar a discussão que vai acontecer vem a Teresina nesta sexta-feira (19) para Audiência Pública que irá discutir . O debate acontece no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí, das 14 as 17h. 

O debate no Piauí foi proposto pelo deputado Silas Freire (PR-PI). O parlamentar quer dar aos agentes de segurança que fazem parte das instituições, polícia militar e civil a oportunidade de sugerir e apresentar propostas para o projeto.

São dois modelos que estão sendo discutidos no Brasil atualmente: a unificação das polícias e a polícia de ciclo completo. O debate se concentrará na proposta de Unificação e, em uma discussão posterior, será destacada a proposta de polícia de ciclo completo. “Queremos dar a oportunidade das categorias serem ouvidas e debater os prós e os contras da unificação. O nosso objetivo é promover a articulação das polícias, maior eficiência e as melhores condições para a segurança pública. Entendemos que o Brasil não pode mais adiar esse tema e precisa acabar com a sensação de impunidade por conta da baixa resolutividade dos crimes. A segurança tem que ser uma prioridade e é isso que estamos tentando debater.”, declarou o parlamentar.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais