Cidadeverde.com

Uespi realiza III Colóquio Internacional de Literatura e Gênero

Imprimir

O Campus Poeta Torquato Neto, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), recebe, entre os dias 05 e 07 de outubro, a terceira edição do Colóquio Internacional de Literatura e Gênero. A abertura do evento será realizada no Teatro Torquato Neto, às 18h, com palestra e apresentação da poetiza Ana Mafalda Leite, de Moçambique.

Com o tema “Sujeitos de gênero: escritos e outras linguagens”, o colóquio homenageará escritoras lusófonas. Além de Ana Mafalda Leite, estão confirmadas as presenças de Nádia Batella Gotlib, autora dos livros Tarsila do Amaral, a musa radiante, O Estrangeiro definitivo e Teoria do Conto; e a professora doutora Constância Lima Duarte, pesquisadora de temas relacionados à literatura feminina e crítica literária.

“Nossa programação foi pensada para ser rica e diversificada, com palestras, lançamentos de livros, exposições de fotos de escritoras lusófonas, exemplares de revistas femininas cedidas pelo Arquivo do Estado de São Paulo e de exposição de gravura de Yolanda Carvalho”, ressalta a coordenadora do colóquio, a Profª Drª Algemira Macêdo.

A programação tem ainda a participação dos professores doutores Regina Zilberman, Cecil Jeanine Albert, Fábio Mário da Silva, Constância Lima Duarte, Simone Pereira Schmidt, Juliana Cristina Bonilha, Maria Nazareth Ferreira, Orlando Luiz de Araújo, Rosilda Alves Bezerra e Sávio Roberto Fonseca.

O evento é realizado pelo Núcleo de estudos Literários e de Gênero (NELG), Núcleo de estudos de Literatura Piauiense (NELIPE) e pelo Mestrado Acadêmico de Letras da Uespi, com apoio da Universidade de Lisboa, através do Centro de estudos sobre África, Ásia e América Latina (CESA).

O III Colóquio Internacional de Literatura e Gênero reúne professores, pesquisadores e escritores de países de Língua Portuguesa e de vários estados do Brasil e já conta com mais de 350 inscrições e 250 trabalhos a serem apresentados.

O encerramento fica por conta da escritora Vera Duarte, presidente da Academia de Letras Cabo-Verdiana.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais