Cidadeverde.com

Semar nega maus tratos a ursos no Parque Zoobotânico, após vídeos

Imprimir

 

A Secretaria de Meio Ambiente (Semar) negou que os dois ursos pardos que vivem no Parque Zoobotânico estejam sofrendo maus tratos. No início desse mês, um vídeo em que um dos animais aparece fazendo movimentos repetitivos, na entrada da jaula, supôs que o urso estaria estressado, por conta das altas temperaturas. No entanto, a equipe do Zoobotânico nega. 

De acordo com a veterinária Gabriela Pontes, o comportamento deles é considerado natural. “Eles viviam encurralados em um baú da carreta sob altas temperaturas e indícios de maus tratos e hoje contam com um espaço adaptados como se fosse o seu habitat natural. Toda a equipe do Zoobotânico trabalha no sentido de amenizar o calor e garantir uma boa alimentação”, ressalta Gabriela.

Os ursos pardos possuem entre 25 e 28 anos e estão em Teresina desde setembro de 2011, quando foram resgatados de um circo no Pará. Aqui eles são acompanhados por biólogos, veterinários e nutricionistas.

Por dia, eles consomem, cada um, 12 quilos de alimentos entre rações, legumes e frutas, totalizando mais de 40 quilos de alimentos que diariamente são destinados somente para os ursos no parque. Além disso, constantemente são verificadas a climatização do recinto e a saúde dos animais.
 
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Ziza Carvalho, esteve vistoriando o recinto dos ursos para saber como eles vêm sendo tratados e garantiu que se encontram em boas condições. 

“Eles têm uma piscina externa com cascata e no cabeamento existe outra piscina para refrescar os ursos. O fato deles se mostrarem, em alguns momentos, mais agitados, não significa que não recebem tratamento por profissionais especializados. O Zoobotânico está de portas abertas para qualquer pessoa conferir como são feitos os serviços de atendimento aos animais, como alimentação e cuidados necessários para sua sobrevivência”, enfatiza Ziza Carvalho. 


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais