Cidadeverde.com

Riacho Frio no PI tem a maior concentração de negros no Brasil

Imprimir
Localizado no extremo sul do Piauí, Riacho Frio possui a maior proporção de pretos por habitantes do país. Neste antigo refúgio de escravos, 61% da população se autodeclarou de cor preta no Censo 2000 (no Brasil, o índice ficou em 6,2%). O IBGE usa as categorias branca, preta, parda e amarela para definir a cor da pele.

Mas o que chama a atenção, além da exclusão política e econômica de pessoas que assim se declaram, é o pequeno batalhão de parentes do candidato à reeleição que atuam na prefeitura.

Filho, nora, neta, sobrinhos de primeiro e segundo graus. A Folha teve acesso ao balancete da prefeitura e, com a ajuda de funcionários locais, contou ao menos 18 familiares de Onofre Mascarenhas (PRB), 82.

A família, que domina a política no município, diz que seus integrantes são "pardos claros". Foi essa a definição feita à Folha pelo prefeito e por seu filho, que tem cargo equivalente ao de secretário de governo.

Com salários de R$ 415 a R$ 1.800, os parentes do prefeito ocupam cargos de confiança, sem necessidade de concurso.

Onofre Mascarenhas, cujo tema de campanha é "Vote no velho", terá como adversário o sobrinho Joaquim Lustosa (PTB), prefeito da cidade entre 1997 e 2004. A parte de Onofre não se bica com a de Lustosa.

Maioria nas ruas, as pessoas de cor preta se sentem afastadas da política e da economia. "Você acha que eles [políticos] vão algum dia apoiar um candidato negro?", diz a agricultora preta Mara de Fátima Barbosa.

Procurado, o prefeito escalou o filho para falar com a reportagem. Sobre o nepotismo, Adalberto Mascarenhas disse: "É que a cidade é muito pequena e praticamente todo mundo é parente". Ele diz que o pai cumprirá a determinação do STF e demitirá todos os parentes.


Fonte: Folha Online
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: