Cidadeverde.com

Orquestra Sinfônica abre temporada 2017 com apresentação na Igreja do Amparo

Imprimir

 

Com grande público presente, a Orquestra Sinfônica de Teresina fez, neste sábado (11), a apresentação de abertura da temporada 2017 na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, centro da cidade. As participações especiais dos músicos João Cláudio Moreno, Luana Campos, Soraya Castelo Branco e Gislene Daniele, marcaram o principal concerto da OST. O prefeito Firmino Filho prestigiou o evento e comentou que a OST é um patrimônio da cidade. 

O pároco José de Pinho fez a recepção do público. "Fizemos esse convite para ressaltar a primazia da paróquia, que esse ano completa 190 anos. Essa igreja foi a primeira edificação de nossa capital, então, os teresinenses sentem-se em casa", disse.

O prefeito Firmino Filho ressaltou a importância que o grupo tem para a cidade. "Louvar a quem merece ser louvado. Temos na história da OST um bonito caso de sucesso. Começou sob a liderança do professor Wall Ferraz. De lá para cá, passos importantes foram dados. O maior responsável por esse caso de sucesso é o nosso querido Aurélio, com sua capacidade de fazer as coisas acontecerem, ele é a peça fundamental em toda essa história. Temos na nossa cidade muitas riquezas e temos que nos orgulhar delas. Poucas cidades no país tem uma orquestra nesse patamar. Que seja uma temporada de muito sucesso e que Deus e Nossa Senhora do Amparo possam abençoar nossa orquestra", disse o prefeito. 

Ao todo, 65 músicos integram a orquestra, que é regida pelo maestro Aurélio Melo.  Neste concerto de abertura, foram apresentadas oito peças, entre eruditas, religiosas e populares. "Ver o centro da cidade cheio em pleno sábado é nossa satisfação", disse o maestro.

Créditos: Renato Bezerra

Para esta temporada, o grupo prepara apresentações em vários projetos, como os Concertos Matinais - já desenvolvidos no Palácio da Música, Sinfonia nos Bairros, concertos de música solidária, ensaios abertos, concertos itinerantes pelo Piauí, Concerto Junino, Rock Sinfônico, Aniversário de Teresina, Semana Sinfônica, concerto para as crianças e concertos natalinos.

Como projeto da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), a Orquestra Sinfônica surgiu em 1993 como Orquestra de Câmara. Em seus primeiros anos de existência, se destacou no cenário musical local e com o passar do tempo alcançou tamanha envergadura que é uma das principais orquestras do Nordeste.

Para o músico e superintendente da FMCMC, Abiel Bonfim, manter músicos e oportunizar carreiras é de extrema importância para a tradição e cultura local. “Oportunizar carreiras de jovens artistas com essas atividades ao longo do ano faz com que a música seja passada de geração a geração e que a cultura do local esteja sempre viva”, ressaltou.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais