Cidadeverde.com

Mortes no trânsito reduziram 6% em 2015 no Piauí, diz Ministério da Saúde

Imprimir

O número de óbitos provocados por acidente de trânsito no Piauí caiu 6,7% em 2015 em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (20), e fazem parte do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). No país, a redução foi de 11% no mesmo período. 

No Piauí, foram registradas 1.204 mortes no trânsito em 2014. O número caiu para 1.123 óbitos no ano seguinte. No Brasil, a redução foi de 43.780 para 38.651 casos em um ano. 

De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de óbito que apresentaram as quedas mais significativas no país foram os de acidentes com automóveis (-23,9%) e atropelamentos (-21,5%). As mortes que envolveram motocicletas também sofreram redução (-4,8%).

O Ministério da Saúde atribui a redução ao aumento na fiscalização da Lei Seca, que inibe o motorista a conduzir seu veículo depois de ingerir bebidas alcóolicas, e a desaceleração no crescimento da frota automotiva no país - nos anos anteriores, o número de veículos nas ruas triplicou. 

Outro fator apontado como positivo é a municipalização do trânsito. Os dados do Ministério da Saúde apontam diminuição no número de óbitos em 12,8% nos municípios que adotaram a medida. Nos demais, a queda foi de 8,9%.

Mais um dado positivo levantado pelo Ministério da Saúde trata da redução nas internações, com queda de 1.018 casos a menos em 2015 no comparativo com o ano anterior. A ressalva é o aumento no número de ciclistas (1.669 casos) e motociclistas (4.061 casos) levados a hospitais após acidentes.

 

 

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais