Cidadeverde.com

Câmara Federal realiza sessão em homenagem aos 300 anos de Oeiras

Imprimir
  • oeiras5.jpg
  • oeiras14.jpg
  • oeiras13.jpg
  • oeiras12.jpg
  • oeiras10.jpg
  • oeiras9.jpg
  • oeiras8.jpg
  • oeiras7.jpg
  • oeiras6.jpg
  • oeiras4.jpg
  • oeiras3.jpg
  • oeiras2.jpg
  • oeiras1.jpg

A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (29) sessão solene em homenagem aos 300 anos de Oeiras, primeira capital e cidade mais antiga do estado do Piauí. A sessão, solicitada pelo deputado federal Assis Carvalho (PT/PI), aconteceu no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília.

A sessão solene foi um espaço de visibilidade nacional para apresentar as construções arquitetônicas de Oeiras – que é Cidade Monumento Nacional e cujo Centro Histórico foi tombado como Patrimônio Cultural do Brasil – bem como os espaços culturais da cidade.

Além disso, o evento divulgou a participação de Oeiras na luta pela Independência do Brasil. A velha capital teve participação decisiva, com a adesão à emancipação em 24 de janeiro de 1823, desafiando a Coroa Portuguesa que havia destacado para a Província do Piauí o experiente Major João José da Cunha Fidié a fim de garantir a fidelidade do norte brasileiro a Portugal.

Oeiras tem cerca de 36 mil habitantes, possui no setor primário a sua principal atividade econômica, além disso, é bastante conhecida pela sua tradição religiosa, sendo também chamada de "capital da fé". A cidade é rodeada de prédios tombados pelo Ipham desde 2012, sendo considerada patrimônio cultural da humanidade.

Foram convidados para o evento oeirenses e estão presentes o governador Wellington Dias, o prefeito de Oeiras, Zé Raimundo, os senadores Ciro Nogueira (PP) e Regina Sousa (PT), os deputados federais Silas Freire (Podemos), Marcelo Castro e Mainha (PP), o secretário da Cultura do Piauí, Fábio Novo (PT), além de outras personalidades políticas.

Wellington Dias lembrou que Oeiras está entre as primeiras capitais do Brasil, que percebe que os oeirenses têm muito orgulho da sua terra e destacou a educação de qualidade como um dos pontos de proeminência da cidade.

“Digo sempre que Oeiras é o berço da educação (do Piauí).  Muitas das vagas de quem faz concurso, as pessoas já sabem que vão ficar para oeirenses. A educação de lá está entre as melhores do Brasil”, avaliou Wellington Dias.

O governador apreveitou e fez um convite para que as pessoas visitem e conheçam Oeiras e suas riquezas culturais.

“É um marco histórico do Brasil. Oeiras tem orgulho da sua bandeira. Por isso eu comemoro aqui com os deputados o aniversário dessa cidade que é motivo de orgulho para os seus habitantes. Os oeirenses falam com muito orgulho da sua cidade. É encantador como o povo de Oeiras defende o local, os prédios”, acrescentou o gestor.

O deputado Assis Carvalho disse que a solenidade foi um sucesso absoluto, que através de manifestações foram ressaltados o valor histórico, cultural e artístico da cidade. "E com um ponto alto que foi a apresentação dos bandolins mirins, que mostra exatamente a sensibilidade culutral da minha querida Oeiras. Que a gente possa, se Deus quiser, termos outras oportunidades de estarmos sempre mostrando a beleza cultural, poética, política, dessa cidade tão querida".

 

 

 

Yala Sena e Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais