Cidadeverde.com
Esporte

Portugal e França garantem vaga; Holanda não joga Copa do Mundo

Imprimir

A fase de grupos das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo 2018 terminou, nesta terça-feira, com as finalistas da última Eurocopa, Portugal e França, garantindo vaga direta para Mundial.

Suécia e Grécia vão tentar a classificação na repescagem, enquanto a três vezes vice-campeã Holanda (1974, 1978 e 2010) ficou fora do Mundial, mesmo após vitória por 2 a 0 sobre a Suécia com gols de Arjen Robben.

- Grupo A: França confirma vaga e Holanda é eliminada

A "Laranja mecânica" precisava vencer por sete gols de diferença para conseguir tirar a vantagem do saldo de gols dos suecos. Arjen Robben tentou levar a Holanda nas costas, marcando dois gols aos 16 e 40 minutos do primeiro tempo, mas não conseguiu impedir a eliminação.

Depois de ficar de fora da Eurocopa 2016, a Holanda perde o Mundial da Rússia. No fim da partida, Robben anunciou que vai se aposentar da seleção.

A derrota dos suecos aliviou a França, que venceu com dificuldade a Bielorrússia por 2 a 1. O resultado foi suficiente para deixar a equipe no topo do grupo A.

Antoine Griezmann abriu o placar, aos 27 minutos do primeiro tempo, com Olivier Giroud ampliando seis minutos depois. Antes do intervalo, Anton Saroka diminui aos 44, mas o placar permaneceu imóvel na segunda etapa e os "Bleus" puderam comemorar a vaga com a torcida.

Portugal se classificou para a Copa do Mundo da Rússia de maneira direta, depois de vencer a Suíça por 2 a 0 em Lisboa, terminando o grupo B na primeira colocação.

Liderado pelo craque Cristiano Ronaldo, a equipe tinha saldo de gols bem maior que os suíços e bastava uma vitória para confirmar a classificação. O primeiro gol foi contra, dos pés de Djourou aos 40 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, André Silva completou o placar aos 11.

Portugal perdeu a única partida das eliminatórias na abertura da competição, em setembro de 2016, justamente para os suíços. Por conta disso, perseguiu os helvéticos durante todo torneio e só conseguiu se vingar na última rodada.

- Grupo H: Grécia belisca repescagem

No grupo H, a Bélgica foi a primeira a carimbar o passaporte para o Mundial. No último jogo contra o Chipre, goleou por 4 a 0 em casa com gols dos irmãos Eden e Thorgan Hazard e de Romelu Lukaku.

Apenas a segunda colocação estava em disputa na chave. A Grécia conseguiu se colocar na repescagem depois de golear Gibraltar por 4 a 0, tornando inútil a vitória da Bósnia por 2 a 1 sobre a Estônia.


Fonte: AFP

Imprimir