Cidadeverde.com

No PI, Inmetro firma parceria para construir Parque de Verificação Metrológica

Imprimir

O presidente do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), Carlos Azevedo, está pela primeira vez em Teresina para participar de uma audiência com o governador Wellington Dias (PT). O encontro, que acontecerá a partir das 8h30 desta quinta-feira (23), tem como objetivo a assinatura de uma parceria para a construção do Parque de Verificação Metrológica em Teresina. 

Carlos Azevedo chegou a capital piauiense na tarde de quarta-feira (22) e foi recepcionado pelo presidente do Instituto de Metrologia do Piauí, Maycon Danilo. 

De acordo com Maycon, o Governo do Estado irá ceder o terreno, sendo que a parte financeira de custeios da obra será de responsabilidade do Inmetro.  “Com o Parque, seremos referência nas regiões norte e nordeste, se igualando aos principais institutos de pesos e medidas do país”, disse o presidente do Imepi.

A implantação do Parque, na capital piauiense, permitirá que as atividades de verificação e fiscalização sejam feitas em um lugar específico. Atualmente, esse trabalho é realizado em diversos locais devido à limitação do espaço físico na sede do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), localizado na Avenida Barão de Gurgueia, zona Sul de Teresina. 

“Nós teremos laboratórios que antes só tinha em grandes estados para medir, por exemplo, energia elétrica, contador de água. Hoje em dia, se um consumidor contestar se (a conta) está correta ou não é a própria empresa que coloca o equipamento que verifica”, comenta Maykon Danilo, destacando outra situação: maior rigor na fiscalização de produtos em que o consumidor paga determinado valor em um produto, mas, por exemplo, não recebe a quantidade que deveria receber. Exemplo: consumidor paga R$ 3 por um 1 litro de refrigerante, mas o produtor não ter essa quantidade mesmo com a margem tolerável de erro. 

“O que queremos é garantir uma boa relação comercial para nem o consumidor nem o empresário ficar no prejuízo”, ressaltou o presidente do Imepi.

Parque Metrológico

O Parque Metrológico é uma composição de espaço físico, aliado a uma concepção técnica e inovadora que possibilitará o Imepi realizar atividades de calibração metrológica de instrumentos de medir e medidas materializadas como fita métrica, balanças, taxímetros, mototaxímetros, hidrômetros, medidores de energia, bombas de combustível, etilômetro, termômetro e medidor de pressão arterial.


Carlienne Carpaso
Com informações do Imepi
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais