Cidadeverde.com

Enem: candidatos confundem local de prova e perdem reaplicação

  • eb983a8c-e80c-49f9-9ecc-2cfbcdccf68e.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • e192596d-c5f5-49f6-b2ae-7f64cce6f91a.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 95b4e87c-4918-4cba-8233-e0188ea6ade6.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 23e3ffd7-5f53-459f-b35a-addfc8348c14.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 3eaaed43-9fcf-4554-a2fd-dd70ed31f34d.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com

Atualizada às 12h34

Atrasados 

Dois candidatos chegaram atrasados no local de reaplicação das provas do primeiro dia do Enem. Eles se confundiram e em vez de ir para o novo local de aplicação que era a faculdade Fatepi/Faespi retornaram à Uninovafapi, onde fizeram a primeira prova. Eles alegaram que não foram informados da mudança. Os portões fecharam ao meio-dia, horário local e as provas iniciaram às 12h30. 

Os coordenadores do local de prova foram até a entrada mas confirmaram que eles não podiam entrar e que o endereço da reaplicação foi amplamente divulgado na imprensa e pelo Inep. 

Redação

Candidatos que tiveram a reaplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio acreditam que a redação terá tema semelhante ao da primeira aplicação. A estudante Maria Clara Andrade, que tenta acesso ao ensino superior através do Enem pela terceira vez, se baseia nos temas da redação do ano passado, que, segundo ela, “foram semelhantes”. 

“Eu acredito que vá continuar falando sobre educação de portadores de necessidades especiais, como os cegos, por exemplo, porque no ano passado o tema foi intolerância religiosa e o de  Pessoas Privadas de Liberdade foi sobre racismo, então continuou na mesma temática”, disse a candidata que vai tentar uma vaga para Publicidade. 

Hordon Cesar está fazendo o Enem pela primeira vez e disse que se “achou” um pouco azarado por ter que refazer a prova, mas que, por outro lado, foi bom porque conseguiu revisar o conteúdo da primeira. 

Hordon e mais 300 pessoas refazem a prova hoje porque no posto de aplicação da primeira prova faltou energia. Além delas, nesta terça-feira (12) detentos de 14 unidades prisionais do Estado respondem às provas, totalizando quase mil candidatos nesta nova etapa. Os portões abriram às 11h e  serão fechados ao meio-dia. 

“A minha professora me revisou a primeira prova e eu pude treinar redação porque acredito que se fosse a primeira vez, eu tinha zerado. Treinei muito e acho que o tema será parecido. No dia da prova fiquei um pouco ansioso por conta da indecisão se a gente ia ou não fazer a prova e no final resolveram que não”, destacou o estudante, que tentará uma vaga para o curso de Farmácia ou Música. 


Meio de semana

A reaplicação de prova em plena terça-feira foi vista com normalidade entre os candidatos, apesar de se sentirem prejudicados em seus trabalhos. A encarregada técnica de prevenção de acidentes de um supermercado, Tamires Rodrigues, disse que não teve problemas em sua liberação, pois já havia avisado previamente da data e do local da prova. No entanto, ressalta que sua ausência não deixa de prejudicar seu trabalho. 

“Não foi difícil sua liberação, mas no meio de dezembro é o pico de vendas no supermercado e sair assim no meio da semana não deixa de causar prejuízo”, afirmou Tamires.

Grávida de cinco meses, Tamires tenta o Enem para transferir seu curso de Direito de uma faculdade particular para uma instituição pública por conta dos gastos. Sobre a primeira aplicação, ela conta que vivenciou uma situação ruim.

“Foi um caos total. Aquela espera com falta de informação, eu grávida, a sala sem energia por mais duas horas, foi uma situação muito chata”, especificou.  A biomédica Cinara Primo também não gostou de ter passado pelos transtornos. 

“As outras vezes que eu fiz também foi no mesmo local e os problemas são recorrentes. Já poderiam ter resolvido porque gera ansiedades nos candidatos. Principalmente para os que vão tentar pela primeira vez”

Policiais civis e militares realizam o policiamento nos postos de aplicação.

 

 

 

Flash Caroline Oliveira
[email protected]  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais