Cidadeverde.com

HU deve realizar cirurgias neurológicas em 2018; fila tem 300 pacientes

Imprimir

O Hospital Universitário (HU) deve começar a realizar cirurgias neurológicas a partir de 2018. Atualmente, este tipo procedimento cirúrgico eletivo é realizado apenas no Hospital Getúlio Vargas( HGV) o que acaba gerando uma longa fila de espera. 

No Piauí, há cerca de 300 pacientes aguardando pela cirurgia. Ontem (12) uma audiência no Ministério Público Federal discutiu o problema para tentar diminuir o tempo de espera, uma vez que, geralmente, este tipo de cirurgia é urgente. 

Clara Leal, diretora-geral do HGV, explica que há um esforço integrado para resolver a situação e que a expectativa é que o HU comece a realizar os procedimentos neurológicos em fevereiro de 2018. 

"Não podemos assistir essa situação sem procurar uma saída. Entendemos que a saída é colocar mais um hospital realizando esse tipo de cirurgia e o mais adequado seria o HU. Um só hospital nunca será suficiente", propõe a diretora do HGV. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, Clara Leal pontuou que existe apenas um pendência em relação ao HU, mas que a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) se propôs a arcar com o ônus financeiro do pagamento de neurocirurgiões. 

"No HU não há neurocirurgiões para ficar no plantão 24 horas. Quando é feita uma cirurgia é preciso garantir profissionais 24 horas para qualquer intercorrência que o paciente possa apresentar. Neste sentido, a Sesapi se propôs a assumir o ônus financeiro do pagamento dos plantões dos neurocirurgiões para cobrirem essa assistência no HU enquanto o próprio HU se organiza para ter seu quadro próprio completo", explica Leal. 

No Piauí, procedimentos neurológicos de urgência são realizados no HGV, bem como nos hospitais regionais de Floriano e Parnaíba. Contudo, este tipo de cirurgia eletiva só acontece no HGV. 

 

Graciane Sousa
[email protected]
Com informações Notícia da Manhã

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais