Cidadeverde.com

Juiz determina prisão do ex-prefeito Ronaldo Lages devido seu "histórico"

Imprimir


Ex-prefeito Ronaldo Lages

O juiz Ulysses Gonçalves da Silva Neto determinou a prisão preventiva do policial civil Ronaldo César Lages Castelo Branco, que já foi prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, e agora é considerado foragido, pois não foi localizado nos endereços disponibilizados à Justiça. 

A decisão é do dia 18 de dezembro de 2017; dois dias antes Ronald Lages foi preso em flagrante pelo crime de disparo de arma de fogo em via pública durante os festejos da cidade. Ele foi solto no dia posterior mediante pagamento de fiança. 

Em sua decisão, o juiz descreve o histórico do policial e alega diversas situações agravantes: “a postura que vem sendo manifestada pelo investigado (Ronaldo Lages) é a de absoluto desdém ao Poder Judiciário, de sorte a, em tese, não cessar posturas vulneradoras da ordem pública, mesmo após muitas condenações criminais”, diz o documento. 

Dentre as condenações está a da morte da biomédica Joysa Barros, no ano de 2013, que na época tinha 30 anos, em um acidente de trânsito. Ronaldo Lages foi indiciado por homicídio doloso e por provocar lesão corporal ao namorado da vítima.  O caso tramita na 6ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, sem trânsito e julgado. 

Ronaldo Lages também responde a ação penal com sentença condenatória, sem transito em julgado, por crime contra a honra de agente da Autoridade Policial; por condenação criminal por porte ilegal de armas de fogo de uso restrito, com trânsito e julgado; e já respondeu por processo por crime eleitoral, com trânsito em julgado. Em seu histórico também tem condenação por prática de lesão corporal grave por ter deflagrado arma de fogo contra a vítima em local repleto de pessoas, situação semelhante ao que ocorreu nos festejos na semana passada. 

Em sua defesa, no caso dos festejos, o ex-prefeito disse que apenas sacou a arma e deu os disparados para cima com o objetivo de apartar uma confusão que estava ocorrendo no evento. Ele teria tentando acabar com a discussão, pois era policial. Mas, a decisão do juiz ressaltou que ele estava em visível estado de embriaguez e teria resistido à condução pelos policiais militares.  

O ex-prefeito, quando localizado, deverá ser encaminhado para a Penitenciária Mista de Parnaíba. 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais