Cidadeverde.com

INÉDITO: Sarah Menezes supera japonesa e está na final do Mundial Jr.

Imprimir
Um waza-ari no golden score colocou Sarah Menezes (até 48kg) de novo na história do esporte piauiense e brasileiro. Primeira mulher do Estado a disputar uma Olimpíada, ela será nesta quinta-feira (23) a primeira do Piauí a conquistar uma medalha em campeonatos mundiais. Depois da vitória sobre adversária do Japão, ela já está na final do Mundial Júnior de Judô, iniciado hoje em Bangcoc, na Tailândia. Na pior das hipóteses, ela fica com a prata.

Sarah travou uma difícil luta contra a japonesa Yumi Asaka. campeã da Chave D. Na semifinal, a brasileira campeã da chave C esgotou os quatro minutos de confronto com a adversária asiática, e a decisão foi para o desempate, quando Sarah Menezes aplicou um waza-ari e ganhou a luta. No golden score, a primeira pontuação é válida para encerrar o combate.
Antes disso, Sarah já havia sido campeã de sua chave vencendo Maria Velazquez, da Venezuela, Kelly Edwards, da Grã-Bretanha, e Kristina Vrsic, da Eslovênia. A decisão do ouro será a partir de 8h da manhã, horário de Teresina, 18h em Bangcoc, logo após a cerimônia oficial de abertura do campeonato. A luta será contra Alexandra Podryadova, do Cazaquistão, bronze no Mundial Jr. de 2006.

O melhor resultado de piauiense em um Mundial de Judô até hoje havia sido com Benito Mussolini Neto (até 66kg), sétimo colocado no torneio em São Domingos, República Dominicana, em 2006. Na mesma edição, Sarah tinha apenas 16 anos e foi eliminada na primeira luta, sem direito a repescagem, como ocorreu nos Jogos Olímpicos de Pequim, no último agosto.

Em campeonatos mundiais reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional, o Piauí já enviou representantes do Brasil no Atletismo, mas sempre no masculino. Ainda que na categoria Júnior, Sarah foi a primeira a disputar um mundial em 2006, e agora é a primeira medalhista. Se for campeã, melhor ainda.

Fábio Lima
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: