Cidadeverde.com

Ceir faz primeira entrega coletiva de cadeiras motorizadas em 2018

Imprimir

Nesta quarta-feira (10), 16 pessoas com deficiência físico-motora foram beneficiadas com a primeira entrega coletiva de cadeiras motorizadas em 2018. Os equipamentos foram concedidos pelo Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A entrega foi precedida por uma sessão de orientações sobre manuseio e manutenção do equipamento, além das medidas de segurança que devem ser tomadas para evitar acidentes.

“Muitos recebem a cadeira motorizada pela primeira vez, por isso damos essa palestra e tiramos dúvidas. Tudo o que falo está no manual, mas repassamos na prática tudo o que é preciso para que eles saiam daqui manuseando a cadeira de forma adequada”, explica auxiliar técnico Helton Alves. 

Para o paciente do Centro, Pablo Augusto Aguiar, o ano começou muito mais especial. Segundo seu pai, Marcos Antônio Aguiar, o momento foi de expectativa e alegria. 

“A emoção é grande para todos nós, da família, que tem um trabalho voltado para atender as necessidades dele. Essa é a primeira cadeira motorizada que ele recebe e vem para melhorar a mobilidade, pois, a partir de agora, ele terá mais acessibilidade e mais autonomia dentro de casa, para ir à escola e passear”, conclui Marcos Antônio. 

A entrega de cadeiras motorizadas é realizada no Ceir desde 2014. 

Saiba como solicitar 

Para solicitar cadeira de rodas motorizadas concedidas pela Oficina Ortopédica do Ceir, basta que o paciente procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e faça uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família (PSF) ou que seja credenciado pelo SUS. O profissional deve prescrever no formulário o tipo de equipamento necessário para o caso do paciente. 

Em seguida, o paciente deve anexar à solicitação do médico as cópias dos seguintes documentos: CPF, RG, Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde) e comprovante de residência com CEP. Toda a documentação deve ser entregue na Secretaria de Saúde da cidade onde mora o paciente. Aqueles que residem em Teresina devem procurar diretamente a Central do SUS. Somente após a aprovação é que o processo é encaminhado à Oficina Ortopédica do Ceir. 

No ato da entrega da documentação, o paciente deve informar pelo menos um telefone para contato. É através dele que o Ceir dará andamento ao processo. O prazo do SUS para a entrega de meios auxiliares de locomoção solicitados é de 90 dias.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Ceir