Cidadeverde.com

Professor nina bebê para aluna assistir aula em Teresina e vídeo viraliza

Imprimir

 

Em Teresina, um professor deu aula de uma 'disciplina' um tanto incomum. Com 21 anos de magistério, completados em fevereiro, Alessander Mendes sensibilizou internautas ao dar aula com um bebê no colo. O pequeno Mateus, de apenas três meses, é filho de uma aluna que resolveu levá-lo para a sala de aula porque precisava amamentá-lo. 

A cena ocorreu durante a aula de Processo Penal do Curso de Direito em uma faculdade particular da Capital. Tudo foi registrado por colegas de classe da mãe de Mateus e postado no Facebook. O professor considera que o gesto foi bem simples e está admirado com tanta repercussão. 

"Ele passou 50 minutos da aula quietinho com a mãe e depois desse tempo começou a chorar. A mãe olhou para mim e disse que tinha que sair da sala. Eu pedi que ela me entregasse o filho que não era problema. Assim dei aula com ele no colo por mais 20 minutos... foi tranquilo.  O bebê ficou quietinho e não atrapalhou em momento algum. A turma riu no início, mas depois a aula fluiu com tranquilidade", disse o professor ao Cidadeverde.com.

Alessander Mendes, conhecido pelo alunos como professor Alex, diz que foi a primeira vez que deu aula com um bebê no colo. Mas a experiência com crianças já vem de algum tempo. Ele destaca que não é raro mães levarem seus filhos para escola e o seu papel como professor sempre foi ajudar. 

"Já dei aula com crianças na sala, na faixa etária de 3 a 5 anos. Quando isso acontece, eu dou um lápis e caneta para elas brincarem, riscarem à vontade. Além de professor também sou mediador de conflitos e busco conhecer as pessoas. Se a mãe leva o filho para a sala de aula, tenho que reconhecer o esforço dela e ajudá-la. Esta é minha função. Se o aluno chega atrasado por conta do trabalho, busco entender. Se não tem material, peço que compartilhe com o colega. O que não pode é deixar de assistir aula", ensina o professor. 

Foto: Eliana Figueredo/arquivo pessoal

"Ele ficou quietinho", disse o professor

Alex acredita que tamanha repercussão do vídeo representa a falta de afetividade entre as pessoas. 

"Acho que toda a repercussão é o reflexo da falta de afetividade entre as pessoas. Se o menino chorou, o esperado era que eu pedisse a mãe para sair. Contudo, minha reação foi inversa. Foi um gesto simples, mas tô muito feliz.

Professor não pode criar empecilhos. Professor tem que ser como uma ponte e ajudar as pessoas a chegarem onde elas querem", disse Alessander Mendes.

A mãe do pequeno Mateus, Eliana Figueiredo, conta que a atitude do professor pegou todos de surpresa. Ela conta que o vídeo foi gravado há dois dias e levou Mateus porque precisava amamentá-lo.

"No dia, não tive como deixá-lo em casa com minha irmã pois não consegui tirar leite. Ele já tinha assistido aula de Direito Tributário e já no fim da aula de Processo Penal, começou a querer chorar. Fiquei com vergonha. Já estava pegando as minhas coisas para ir embora, mas o professor disse: me dê ele aqui. O Alex pegou o Mateus no colo e ele ficou quietinho e aula seguiu", disse a mãe de Mateus. 

Ao falar do professor, a estudante não poupou elogios e disse que Alex a incentivou a não desistir do curso. 

"Estou no 8º período do curso e estava pensando em desistir... é um desafio muito grande ter um filho pequeno, amamentar e continuar estudando. Mas vou continuar. O professor disse para eu não desistir já que falta só um ano para terminar e se precisasse poderia falar com os outros professores. O Alex é o professor mais amado da faculdade. Todo mundo assiste a aula dele do início ao fim, pois ele motiva todos. O gesto foi muito nobre. Ele é muito bom, mas também coloca falta e as provas dele são de 'matar'", brinca Eliana Figueiredo que também é mãe de uma menina de 8 anos de idade. 

Foto: Eliana Figueredo/arquivo pessoal

Mateus e a mãe. No primeiro registro, o bebê aparece rindo na aula de Direito Tributário
 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais