Cidadeverde.com

A mão armada, ciclistas viram alvo de assaltantes nas ruas de Teresina

Imprimir

Foto: Federação de Ciclismo do Piaui

Os assaltos a ciclistas têm se tornado comuns em Teresina. Diariamente vítimas postam relatos nas redes sociais dando conta que suas bikes foram furtadas, geralmente a mão armada. O ciclismo vem ganhando cada vez mais espaço na capital como atividade física e de lazer. O investimento é alto, já que as bicicletas e os acessórios são cada vez mais modernos, o que chama a atenção de bandidos.

O caso mais recente aconteceu na noite desta sexta-feira (11) bem perto da Ponte Estaiada, na avenida Raul Lopes, zona Leste da cidade. O advogado Leonardo Rodrigues estava pedalando com um amigo, que também é advogado, quando foram surpreendidos por dois jovens.

"A gente parou rapidamente para tirar uma foto do mirante da Ponte Estaiada, tinha até uma viatura da polícia no estacionamento da ponte, mas quando eles saíram e eu estava guardando a máquina fotográfica no bolso, de repente dois molecotes saíram do matagal da margem do rio e começaram a pedir os celulares, só que a gente não tinha celular. Eles pegaram as bicicletas, atravessaram a avenida e entraram no mato", contou ao Cidadeverde.com.

O advogado disse que ligou pro 190 para relatar o caso e pedir uma ronda na região, mas nada foi encontrado. "Fomos pegar um táxi em frente a um bar que fica na avenida e o garçom nos relatou que todo dia escuta relatos de pessoas assaltadas na avenida Raul Lopes. Virou rotina", afirma.

A vítima ainda tentou registrar um Boletim de Ocorrência no 12º Distrito Policial, mas por conta da greve da Polícia Civil, não foi atendida. "Vou tentar hoje de manhã na Delegacia Geral", conta.

Há duas semanas, outra vítima teve a bicicleta levada no bairro Ininga. Ela chegava em casa com um sobrinho por volta das 6h30 quando dois homens de moto abordaram e, além da bicicleta, levaram o celular.

"Colocaram uma pistola apontada pra meu sobrinho que ia na frente.  Pediram o celular e as bicicletas.  A minha e o celular um bandido levou. Do meu sobrinho levaram o celular, pois não deu tempo de levar a bicicleta devido começar a chegar algumas pessoas de carro e moto", disse a vítima que preferiu não se identificar.

Por conta da greve da PC, o boletim de ocorrência também não pode ser registrado no 12º DP.

Segundo o tenente-coronel Iran Moura, comandante do 5º BPM, roubos e furtos de bicicletas não são comuns na região. Ele orienta os ciclistas a não reagirem ao se depararem com uma ocorrência. “Na nossa área praticamente não temos roubos de bicicleta. Motocicleta é o mais comum. Mas é bom tomar alguns cuidados como o local que você vai andar, nunca andar só e não reagir, pois um bem patrimonial você consegue de volta.  A ocorrência precisa ser registrada e a PM informada através do 190”, disse o  comandante.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais