Cidadeverde.com

Na reta final, TRE-PI recebe 12 pedidos de impugnação de candidaturas

Imprimir

Foto: Assessoria TRE

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) deve receber até segunda-feira (27) os pedidos de impugnação de candidaturas referentes á eleição de outubro. Na reta final do prazo,  doze pedidos de impugnação já foram protocolados. As solicitações podem ser feitas pelos candidatos, partidos e o Ministério Público.

Na lista estão os registros dos dois candidatos a senadores pela coligação encabeçada pelo deputado Dr. Pessoa (SD), “Mudar para cuidar da nossa gente”. O médico Marcos Vinícius (PTC) e o cantor Frank Aguiar (PRB) correm o risco de serem impedidos pela Justiça de disputarem o pleito de outubro.

Na coligação que tem como candidato a governador o senador Elmano Férrer (Podemos), o médico Paulo Henrique (Rede) corre o risco de ter a candidatura impugnada. A chapa de Elmano contar com três candidatos ao Senado, além do nome da Rede, há ainda Flávia Barbosa (PRP) e Quem Quem (Avante).

A Justiça Eleitoral recebeu ainda o pedido de impugnação das candidaturas de cinco nomes que pretendem disputar vaga na Câmara Federal. Na eleição para deputado estadual, dois candidatos podem ser impugnados.

Consta ainda na lista o nome da candidata Silvia Helena Galdino da Silva. O nome dela não aparece na relação do TRE-PI porque ela não possui filiação partidária. Silvia Helena apresentou pedido de candidatura avulsa, o que não é permitido pela Legislação Eleitoral do Brasil. Para ser candidato é necessária a filiação a algum partido. 

O Tribunal Regional Eleitoral deve julgar todos os pedidos de impugnações de candidaturas até o dia 17 de setembro. De chefe da Sessão de Registro de Candidaturas do Tribunal, Carmen Campelo, os candidatos têm até sete dias para apresentar defesa.

“O Ministério Público vai apresentar o parecer e então retorna ao Tribunal. O relator de cada processo  vai apresentar seu parecer favorável ou não à impugnação”,destacou. 

Veja a lista completa: 


Lídia Brito
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais