Cidadeverde.com

Veja os melhores tipos de peixe para consumo por serem ricos em ômega-3

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratuitas

O peixe é um alimento saudável e rico em proteínas, que tem o devido lugar em uma dieta bem equilibrada. Ele é especialmente importante por seus ácidos graxos ômega-3, que são gorduras boas essenciais que os seres humanos não produzem por conta própria. Pesquisas demonstraram que o ômega-3 desempenham um papel essencial na saúde do cérebro e do coração. Especificamente, eles demonstraram diminuir a inflamação, reduzir o risco de doença cardíaca e beneficiar o desenvolvimento pré e pós-natal. A American Heart Association recomenda comer peixe, particularmente os gordurosos como salmão, truta, sardinha e atum, que são ricos em ômega-3, pelo menos duas vezes por semana.

Há riscos menores associados ao consumo de peixe, no entanto, devido a possíveis contaminantes de resíduos, como o mercúrio e os policlorobifenilos (PCBs). Crianças e mulheres grávidas devem estar especialmente conscientes desses riscos. Esses grupos devem evitar comer peixe com o mais alto nível de contaminação por mercúrio como tubarão, espadarte, carapau e peixe-telha.

Para todos os outros, os benefícios do consumo de peixe superam os riscos. Salmão é uma ótima opção para a sua dieta em geral, mas se o seu orçamento permitir, optar pela variedade selvagem que contém mais ômega-3. O bacalhau é uma grande fonte de fósforo, niacina e vitamina B-12. Fresco ou enlatado, o atum é uma ótima opção.

Ao contrário do peixe branco mais magro, a cavala é um peixe oleoso rico em gorduras saudáveis. Pode reduzir a pressão arterial e o acúmulo de placa nas artérias. O carapau é um peixe com alto teor de mercúrio, por isso opte pelo espanhol de baixo teor de mercúrio ou por opções de carapau menor. A truta arco-íris cultivada é, na verdade, uma opção mais segura do que selvagem, pois é cultivada protegida contra contaminantes. As sardinhas são ricas em muitas vitaminas.

A versão em lata é fácil de encontrar e, na verdade, mais nutritiva porque você está consumindo o peixe inteiro, incluindo ossos e pele. Pollock do Alasca selvagem é um peixe de alta proteína, baixo teor de gordura com um sabor suave e uma textura delicada, escamosa. Os altos níveis de ácidos graxos ômega-3 e vitaminas B-6 e B-12, além das baixas calorias (81 calorias por 100 gramas), fazem dele uma escolha saudável.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais