Cidadeverde.com

Defesa Civil de Teresina realiza a entrega duas residências no Parque Universitário

Imprimir

Foto: Semcaspi

O ano novo vai começar com mais esperança ainda para duas famílias do Parque Universitário, na zona Leste da capital. É que a Defesa Civil de Teresina realizou, neste fim de 2018, a entrega de casas a duas famílias vítimas das últimas chuvas na capital. A ação ocorreu na Rua Guaçu, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU/Leste) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh).

As habitações anteriores ofereciam sérios riscos aos moradores. Paredes de taipa com capacidade de sustentação já precária e um teto que ameaçava desabar a qualquer momento colocavam em risco a vida das famílias. De acordo com Deolindo Nascimento, da Defesa Civil de Teresina, as novas casas foram construídas no mesmo terreno das casas anteriores que estavam em risco. “O risco de desabamento das antigas residências das duas famílias colocavam elas em perigo. As novas construções, de alvenaria, mais seguras, agora são o novo lar dessas pessoas e elas não precisam sair do seu bairro, onde já possuem suas relações e convívio com os vizinhos”, declara Deolindo Nascimento.

Essas situações emergenciais fizeram com que uma das famílias, a da Maria de Fátima, de 48 anos, fosse contemplada com a residência. “Na nova casa da Rua Guaçu, finalmente, eu e minha família, teremos o conforto e a segurança adequada. Considero o maior presente que eu recebi de Natal e de Ano Novo. Aqui é minha casa, passei nessa região toda minha vida, e poder continuar aqui, agora com uma nova estrutura é um grande presente”, declara Maria de Fátima.

Além das residências, a Defesa Civil Municipal entregou também cestas básicas para as famílias, ofertadas pela Gerência de Proteção Social Básica (GPSB) da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Defesa Civil de Teresina

Junto com o Parque Universitário, são 56 áreas de risco monitoradas, onde ações preventivas buscam atenuar alagamentos, desabamentos e outros efeitos das chuvas. A população pode entrar em contato com a Defesa Civil Municipal, gratuitamente, através do número 153 ou solicitando atendimento, via ofício, na sede da Semcaspi. A Secretaria fica na Rua Álvaro Mendes, 861, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (86) 3215-7485.

“É muito importante que a população de Teresina contribua com o trabalho da Defesa Civil Municipal, ligando para o número 153, para o efetivo atendimento do órgão, o que possibilita mais agilidade e resolutividade dos problemas decorrentes de chuvas. Ficamos felizes com mais essas dua famílias sendo beneficiadas pelo trabalho da Defesa Civil de Teresina”, reforça o secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais