Cidadeverde.com

Governador Wellington Dias toma posse hoje à tarde em seu 4° mandato

Imprimir

Fotos: Roberta Aline

O governador Wellington Dias (PT) será empossado na tarde desta terça-feira (1) para seu 4° mandato. As cerimônias vão acontecer na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e Palácio de Karnak a partir das 16h. O petista sairá da residência oficial escoltado por batedores das Rondas Ostensivas com Apoio de Motoclicletas (Rocam). O trajeto de 7 km até a Alepi deve durar 11 minutos e percorrerá as avenidas João XXIII, Frei Serafim e rua Governador Tibério Nunes.

Da Assembleia, o governador segue em coboio ao Palácio de Karnak. A comitiva passará pelas avenidas Marechal Castelo Branco e Frei Serafim, além das ruas 24 de janeiro, Coelho Rodrigues e 7 de Setembro. O tempo estimado do percurso de 2,8km é de 8 minutos. Já na sede do Executivo, Wellington Dias fará apenas um discurso de posse. Não haverá a tradicional nomeação dos secretários. O governador decidiu manter a equipe de forma interina até a aprovação da reforma administrativa na Assembleia Legislativa em fevereiro.

Haverá pontos de isolamento em várias ruas do Centro de Teresina como a Antonino Freire, 7 de Setembro, Álvaro Mendes, David Caldas, Félix Pacheco, São Pedro, Paissandu e Quintino Bocaiúva.

As cerimônias que marcam a recondução do governador Wellington Dias ao cargo começaram nesta quinta-feira (27). O primeiro ato foi culto em ação de graças realiado na Segunda Igreja Batista de Teresina. Na sexta-feira aconteceu uma missa na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, zona Sul da capital. 

Trajetória Wellington Dias

Nascido em Oeiras (a 290 km de Teresina), José Wellington Barroso de Araújo Dias é formado em letras/português na Universidade Federal do Piauí e tem especialização em políticas públicas e governo pela UFRJ.

Bancário e funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, filiou-se ao PT em 1983, tendo iniciado as atividades sindicais como integrante da Central Única dos Trabalhadores. Foi presidente da APCEF (Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal) entre 1986 e 1989. Depois, presidiu o Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí.

Em 1992, iniciou a carreira política, ao ser eleito vereador em Teresina. Dois anos depois, foi escolhido deputado estadual. Em 1998, foi o primeiro deputado federal do PT eleito pelo Piauí. Ficou no cargo até 2002, quando disputou pela primeira vez o governo do estado, derrotando no primeiro turno o então governador Hugo Napoleão (DEM), que tentava a reeleição.

Em 2006, os piauienses mantiveram Wellington no governo do estado, dando ao petista mais de 950 mil votos no primeiro turno da eleição.

Em 2010, o governador do PT disputou o Senado e venceu. Em 2014, Wellington foi eleito novamente governador com mais de 1 milhão de votos para seu terceiro mandato, com 63% dos votos válidos.Casado com a deputada federal Rejane Dias (PT), Wellington Dias tem três filhos.

Além de Wellington Dias, toma posse a ex-senadora Regina Sousa no cargo de vice. Ela é formada em letras e funcionária do Banco do Brasil. Foi secretária de Administração do estado nos dois primeiros governos de Wellington Dias. Construiu história na militância sindical onde presidiu o Sindicato dos Bancários e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Piauí. Nas eleições estaduais no Piauí em 2010 foi eleita primeira suplente de senadora. Em 1° de janeiro de 2015 assumiu o mandato de senadora com a eleição de Wellington Dias para governador do Piauí. Durante o mandato no Senado Federal, presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais