Cidadeverde.com

Dicas valiosas para preparar um café da manhã saudável

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

Após um longo período em jejum durante o sono, o corpo amanhece necessitando de muita energia para iniciar as atividades e, assim, dar conta de todas as tarefas do dia a dia, garantindo também uma boa saúde com o passar dos anos. Por isso, deixe a preguiça de lado e acorde um pouco mais cedo para preparar a refeição considerada a principal do dia, evitando comer apenas um pão de queijo e um suco industrializado no caminho para o trabalho, por exemplo. 

Não precisa ser um grande banquete, arrumando uma mesa repleta de frutas, frios, pães variados, leite e café. Evite o desperdício. O segredo de uma alimentação saudável é o equilíbrio, consumindo de forma moderada e balanceada os alimentos certos. Afinal, comer alimentos nutritivos é a chave para o sucesso.

Café

Muito questionado antigamente, o cafezinho não é um vilão. Ao contrário. A cafeína ajuda na disposição, oferecendo uma dose extra de energia para superar as atividades durante o dia. Claro, não esqueça que o grande segredo é a moderação. Para quem não gosta da bebida, o chá verde é uma alternativa. Entre os benefícios, ele acelera o metabolismo. 

Pão

O famoso pão francês é um alimento tradicional nos cafés da manhã. Entretanto, o consumo exige atenção. Afinal, ele tem elevada quantidade de carboidrato de alto índice glicêmico, glúten e sal. Para quem buscar manter a dieta ou ter uma alimentação mais saudável, é recomendado consumir pães integrais, rico em fibras e carboidrato. A tapioca, por exemplo, também pode ser uma opção.

Para rechear o pão, vale substituir a manteiga pelo queijo. Todas as versões possuem seus benefícios, porém os brancos são menos gordurosos, em linhas gerais. Alimento rico em proteína, o ovo é uma alternativa. Mas atenção: não exagere no óleo durante o preparo  

Leite e cereais

Fontes de cálcio que ajudam a prevenir a osteoporose, leite e iogurte não podem faltar. Evite os achocolatados com muito açúcar. Quer uma dica saudável? Os cereais ajudam a compor um prato saboroso e nutritivo.  

Outra combinação perfeita para o café da manhã é o conhecido mamão com aveia. A combinação é uma ferramenta poderosa no auxílio ao funcionamento do intestino. Para finalizar, as frutas não podem faltar, já que são fontes ricas em vitaminas.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais