Cidadeverde.com

Carvoarias atuam de forma ilegal com aval da Justiça

Imprimir
O secretário estadual de Meio Ambiente, Dalton Macambira, revelou hoje(8) que existem quatro carvoarias no Piauí que funcionam de forma irregular e que continuam as atividades porque possuem decisões judiciais que autorizam as atividades de queima de carvão. Elas estão localizadas entre os municípios de Canto do Buriti e Corrente, na região Sul do Estado.
 

Extração de madeira ilegal no Sul do Estado

De acordo com o secretário, as carvoarias não possuem licenciamento do Governo do Estado para atuar em solo piauiense. Ele acredita que a queima é feita pelo fato do carvão ser valorizado na indústria siderúrgica. “Esses empresários que conseguem as liminares procuram o Piauí porque o nosso Estado tem 80% da vegetação nativa preservada”, disse Dalton Macambira.

A devastação no Sul do Piauí foi denunciada esta semana pelo procurador João Batista Luzardo, chefe de Procuradoria Regional do Trabalho. Além do crime ambiental, há também a exploração de mão de obra, com inúmeros os casos de trabalho degradante na região.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, há um trabalho em parceria com o Ibama e a Procuradoria para punir os empresários. “Muitas vezes esses empresários estão disfarçados de produtores e querem apenas o carvão. Nós estamos lutando para acabar com isso e recorremos das decisões”, concluiu Dalton Macambira.

Ele revelou ainda que além da extração de carvão na região Sul, há também uma fazenda de camarão no litoral do Estado que também atua de forma irregular, mas com autorização judicial.

 
 
Záira Amorim
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: