Cidadeverde.com
Viver Bem

Insolação: conheça sintomas e cuidados necessários

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

As avós já alertavam sobre a insolação, mas muitos até hoje não tomam os cuidados necessários. Afinal, quem não gosta de ficar relaxado na praia aproveitando um dia ensolarado ao lado dos amigos. Sem as devidas precauções, exposição ao sol e calor intenso são fatores que causam sim o problema que, em casos graves, pode ser fatal.

A insolação ocorre quando a temperatura corporal ultrapassa os 40º C, dificultando o resfriamento que ocorre através da transpiração. Durante esse processo, a pessoa perde muita água, nutrientes e sais minerais importantes para manutenção do organismo.

Sintomas

Assim que surgirem os primeiros sintomas, o atendimento médico imediato. Dessa forma, é possível evitar problemas no cérebro, coração, músculos e rins.

Mas quais são os sintomas? Entre os principais estão: dores de cabeça, náuseas, tontura, distúrbios visuais, pulso rápido e confusão mental, além de temperatura do corpo muito elevada, respiração rápida, fraqueza muscular, convulsão e até mesmo coma.

Cuidados

A insolação está relacionada ao clima quente e seco. Entretanto, pode ocorrer em ambientes úmidos. O filtro solar é uma arma indispensável para combater a insolação. Por isso, é necessário utilizar o protetor constantemente ao ficar exposto ao sol.

É necessário também evitar o excesso de roupas no calor. Para quem gosta de esportes ao ar livre, cuidado. Praticar atividades físicas extenuantes também podem causar o problema.

Outro fator muito importante: hidratação! É necessário consumir muita água durante a exposição ao sol. E cuidado: bebidas alcoólicas contribuem para a desidratação.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir