Cidadeverde.com

Motoristas e cobradores iniciam greve em Teresina na segunda

Imprimir

Os motoristas e cobradores de ônibus de Teresina vão cruzar os braços a partir de segunda-feira (4). O anúncio da greve foi feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviários de Teresina (Sintetro). O movimento começa a partir da meia noite do dia 4.

A decisão foi aprovada por unanimidade em Assembleia Geral Extraordináriana da categoria na última terça-feira. Neste mês de janeiro, a categoria já realizou paralisação reivindicando melhorias salariais.  

Segundo o SINTETRO-PI, os trabalhadores vêm buscando um diálogo permanente com as empresas de ônibus, mas até o presente momento nenhuma proposta foi apresentada que venha a satisfazer a categoria. O SINTETRO acrescenta que "mais uma vez os empresários estão mostrando que não se preocupam nem um pouco com os trabalhadores e as trabalhadoras do sistema de transporte urbano de Teresina".

Para o presidente do Sindicato, Fernando Feijão, há rejeição dos empresários em aceitar a reivindicação de reajuste salarial de 8,5% da classe mais o aumento da frota de ônibus que circula em Teresina. “Além de não apresentarem nenhuma proposta que venha a corresponder com o que a categoria merece. Então, se não há nenhum acordo vamos para a greve, acatando a vontade dos trabalhadores”, afirmou.

Ainda de acordo com o SINTETRO-PI, a última mesa de negociação aconteceu na segunda-feira (28), com representantes da categoria, do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de passageiros de Teresina (Setut) e da Prefeitura Municipal de Teresina, representada pelo superintendente da Superintendência de Transporte e Trânsito (Strans), Carlos Daniel.

O SINTETRO diz que os empresários alegam que não têm como conceder os reajustes e não ofereceram contraproposta. Uma segunda rodada de negociação estava marcada para esta quinta-feira (31), às 10 horas da manhã, na sede da Delegacia Regional do Trabalho, no Centro de Teresina, mas segundo Feijão, não aconteceu. 

Cadastro de veículos

Nesta quinta-feira, a Strans já informou que realizará o cadastro de ônibus e vans para atender os usuários do transporte público. Os cadastros podem ser feitos nesta sexta-feira (1º) no horário das 8h às 17h e no sábado (02), das 8h às 14h.

A Strans informa que os interessados devem procurar a Strans com o veículo, a documentação e a carteira de habilitação. “As ordens de serviço serão entregues com o roteiro que deverá ser seguido pelos ônibus. É importante lembrar que os estudantes devem apresentar a carteira de estudante para pagar a meia passagem em dinheiro”, lembra o diretor de Transportes Públicos da Strans, Francisco Nogueira.

De acordo com a Superintendência, o objetivo da ação é evitar maiores problemas durante a greve dos motoristas e cobradores de ônibus e minimizar os prejuízos para os usuários de transportes públicos. 

Lyza Freitas
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: greveônibus