Cidadeverde.com

Em greve, professores e estudantes ocupam a reitoria da Uespi

Imprimir

Fotos: Luan Mateus/Ascom Adcespi

Vestidos de preto, estudantes e professores da Universidade Estadual do Piauí ocupam a reitoria da instituição na manhã desta quinta-feira (21). Os docentes de todos os campi da Uespi deflagraram greve dede o início desta semana. 

 A coordenadora geral da Associação dos Docentes da Uespi, Rosângela Assunção, afirma que a Uespi enfrenta uma grave crise estrutural porque não tem autonomia financeira. Momentos antes de ocuparem a reitoria, os manifestantes "sabatinaram" o reitor Nouga Cardoso na frente do Palácio Pirajá. 

Além dos problemas estruturais, levantamento da Adcespi revela que 291 disciplinas ofertadas em todos os campi da universidade estão sem professores. Os professores pedem também cumprimento do Plano de Cargos e Carreiras, convocação de aprovados em concurso, retorno e ampliação de bolsas estudantis, dentre outros pontos. 

A coordenadora da Adcespi afirma que ainda não houve avanço nas negociações entre a categoria e o governo do Estado. Um dia após a greve ser deflagrada, o governador Wellington Dias se manifestou contra o movimento  e fez um apelo aos professores. 

“O apelo que faço aos professores e outros trabalhadores da UESPI é no sentido de compreender que temos a Lei de Responsabilidade Fiscal, em razão da queda de receitas o Estado terminou saindo do limite prudencial imposto pela LRF e encontra-se hoje em 48%. Adotei medidas para retornar a normalidade”, disse. 

Na próxima semana os professores e estudantes irão realizar uma nova assembleia. Desta vez, o ato será na frente do Palácio de Karnak. 


Izabella Pimentel
[email protected]  

  • reitor_(4).jpg Divulgação/ Ascom/Uespi
  • reitor_(3).jpg Divulgação/ Ascom/Uespi
  • reitor_(2).jpg Divulgação/ Ascom/Uespi
  • reitor_(1).jpg Divulgação/ Ascom/Uespi
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais